Licao9

4264 palavras 18 páginas
Curso de Quenya
Helge Kåre Fauskanger
(helge.fauskanger@nor.uib.no)
Tradução
Gabriel “Tilion” Oliva Brum
(tilion@terra.com.br)

LIÇÃO NOVE
O infinitivo.
O verbo de negação.
Particípios ativos.
O INFINITIVO
Todas as formas do verbo que discutimos até agora, todos os tempos, são o que um lingüista chamaria de formas finitas do verbo. A definição de um verbo finito é que ele é capaz de funcionar como o predicado de uma frase, a parte da frase que nos diz o que o sujeito faz (ou é – na Lição Quatro mostramos que uma expressão feita de verbo de ligação
+ substantivo ou adjetivo também conta como um predicado; ex: “ouro é belo”, mas aqui lidaremos, ao invés disso, com verbos mais normais). Em uma frase como i Elda máta massa “o elfo está comendo pão”, os lingüistas podem facilmente classificar as funções de todas as partes da frase: assim como i Elda “o elfo” é o sujeito e massa “pão” é o objeto, então o verbo máta “está comendo” é o predicado da frase. E precisamente porque a forma máta, presente de mat- “comer”, é capaz de funcionar como um predicado aqui, podemos dizer que máta é uma forma finita do verbo.
O infinitivo é outra história. Ele é, como o nome sugere, in-finito – não-finito. Ele não é flexionado por tempo. Ele recebe a desinência -r, independente da frase estar no plural ou não. Assim, por si próprio, um infinitivo não é capaz de funcionar como o predicado de uma frase. Um infinitivo não pode ser diretamente associado com um sujeito.
Qual, então, é seu uso?
Infinitivos portugueses têm vários usos, mas uma importante função do infinitivo é que ele permite que vários verbos sejam combinados em uma frase. Em uma frase como
“os anões queriam comer”, o verbo “queriam” é uma forma finita, aparecendo em um tempo específico (neste caso, o pretérito). Mas o verbo “comer” aparece como um infinitivo, complementando o verbo finito para formar uma expressão verbal mais longa:
“queriam comer”.
Em quenya, parece não haver um indicador independente de infinitivo como o

Relacionados

  • excel
    84069 palavras | 337 páginas

Outros Trabalhos Populares