Libras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1114 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundação Visconde de Cairu
Instituto Superior de Educação
Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Língua Brasileira de Sinais
Docente: José Tadeu Raynal Rocha

Trabalho Individual

1 – Por que temos a disciplina libras, instituída pela Lei 10.436 de 24/04/2002 e regulamentada pelo Decreto 5.626 de 22/12/2005 em nosso curso?

A disciplina LIBRAS é muito importante para o desenvolvimento dosurdo, partindo da constatação de que a língua natural dos surdos é a língua de sinais - portanto deveria ser a sua língua materna – e que grande parte desse surdos vêm de lares de pais ouvintes, o que enfatiza ainda mais a importância e necessidade do uso e ensino da mesma no contexto escolar. Considerando os direitos lingüísticos, os surdos têm direito de usar a sua língua materna em todas assituações e as instituições de ensino brasileiras devem reconhecer a LIBRAS como língua da educação dos surdos brasileiros, apoiando o seu uso e difusão. A lei 10.436 (24/04/2002) reconhece a LIBRAS como meio legal de comunicação e expressão e com isso seu uso pelas comunidades surdas ganha respaldo do poder público. Em 22/12/2005 esta lei foi regulamentada pelo decreto 5.626 que estabelece, entreoutras coisas, a inclusão da LIBRAS como disciplina curricular nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério em nível médio e superior e fonoaudiologia, de instituições de ensino públicas e privadas.

2 – Por que o decreto cita “As pessoas surdas terão prioridade nos cursos de formação previstos no caput”?

Art. 21. A partir de um ano da publicação deste Decreto, asinstituições federais de ensino da educação básica e da educação superior devem incluir, em seus quadros, em todos os níveis, etapas e modalidades, o tradutor e intérprete de Libras – Língua Portuguesa, para viabilizar o acesso à comunicação, à informação e à educação de alunos surdos.

3 – Qual a sua opinião sobre a questão acima?

A inclusão de Surdos no ensino, objetiva colocar o ser humano emcondições sociais de vincular-se aos ouvintes, explorando ao máximo suas condições sócio-cognitivas para o acesso aos bens culturais, no qual o currículo necessita ser elaborado com metodologia que atenda de forma particular essas crianças respeitando suas peculiaridades.

4 – Qual o papel do interprete na sala de aula?

O intérprete deve inteirar-se do conteúdo a ser interpretado. Pois, se ointérprete não domina a língua de sinais ou a língua portuguesa, comprometerá o seu trabalho de interpretação. Além disso, qualquer interpretação exige também que o intérprete seja conhecedor do assunto tratado em sala de aula. O intérprete também deve promover a autonomia deste aluno. O intérprete tem também o papel de orientar e interpretar a comunicação entre colegas surdos e ouvintes e deutilizar a comunicação multimodal, ou seja, usar diversos canais de comunicação para garantir a compreensão de significados. Por último, ele também deve promover a tutoria, orientando o surdo na organização de suas atividades acadêmicas.

5 – O decreto cita PROLIBRAS – Certificado de Proficiência na LIBRAS, pesquise na internet e diga do que se trata.

O Prolibras é um programa promovido peloMinistério da Educação e desenvolvido por Instituições de Educação Superior – IES que têm por objetivo viabilizar a certificação de proficiência em Língua Brasileira de Sinais - Libras, bem como para a certificação de proficiência em tradução e interpretação da Libras, por meio de um exame nacional.

O Prolibras certificará:
a) pessoas, surdas ou ouvintes, fluentes em Libras, aprovadas no exame deproficiência em Libras, interessadas em ser professores ou instrutores da Libras, principalmente, nos cursos de formação de professores e de fonoaudiologia;
b)pessoas, ouvintes, fluentes em Libras, aprovadas no exame de proficiência em tradução e interpretação de Libras interessadas em exercer esta função, principalmente, nas instituições de ensino.

6 – O decreto relaciona o ensino...
tracking img