Libras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LIBRAS: O ENSINO BILÍNGUE NA EDUCAÇÃO DOS SURDOSIntrodução
O Brasil luta pela inclusão escolar e social de todos os cidadãos, independente de sua raça, cor, classe social,diferenças, inclusive as lingüísticas. Para tanto tem desenvolvido políticas públicas que visam o atendimento educacional a crianças, adolescentes, jovens e adultos, a partir de levantamentode dados, de planejamento de ações que possam ser institucionalizadas, como as que se referem às pessoas surdas ou com deficiência auditiva.
As pessoas surdas, geralmente, utilizam alíngua de sinais para se comunicar, mas raramente a adquirem por meio do contato com seus familiares. Assim, diferentemente das demais línguas que são repassadas de pai para filhos numaperspectiva vertical, a língua de sinais é repassada de pessoa surda à pessoa surda, numa perspectiva horizontal, fato que demonstra a importância da escola na aquisição e aprendizado das línguas porparte das crianças com surdez.
O movimento de reconhecimento da cultura, comunidade e identidade dos surdos, além de afirmar a sua autenticidade, conseguiu mobilizar alguns responsáveispela educação dos surdos, para a reformulação da situação da educação dos mesmos. Essa nova proposta de trabalho recebeu o nome de Bilinguismo.
A língua gestual não pode constituir-seapenas numa ferramenta para ascender à outra língua, ou funcionar como um prêmio de consolação para os surdos; enquanto língua tem um estatuto e um lugar privilegiado na definição de umaidentidade e na expressão de uma cultura. [1]

Surgimento do Bilinguismo

Em finais da década de 1970, com base em conceitos sociológicos, filosóficos e políticos surgiu a “Proposta...
tracking img