Libras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Educação dos surdos no Brasil pode ser dividida em 3 fases: Oralismo, Comunicação total e Bilingüismo.
No oralismo visava introduzir o surdo na sociedadepor meio do treinamento auditivo, o desenvolvimento da fala, leitura labial, de modo a integrá-lo com os demais ouvintes sem a utilização dos sinais,considerando-o uma pessoal “normal”, mas não obtendo sucesso em atingir os objetivos.
Na Comunicação total são utilizados vários recursos disponíveis para acomunicação com o surdo e deste com a comunidade ouvinte, com a utilização de leitura labial, gestos, aparelhos auditivos, língua de sinais e o português. Sendo que ajunção no uso do português com a língua de sinais, acabou criando um novo meio de comunicação chamado de “português sinalizado”, pelo fato da língua de sinais e alíngua portuguesa terem estruturas gramaticais diferentes. E esse modo de comunicação (português sinalizado) é utilizado pelas pessoas sem conhecimento dalíngua de sinais.
No Bilingüismo, como o nome já diz, são utilizados 2 modos de linguagem: a língua de sinais (como 1° língua) e a língua oficial do pais (como 2°língua), para a educação dos surdos.
O Bilingüismo faz com que o surdo se comunique de forma natural, elevando os seus conhecimentos e sua alto estima, tendouma vida independente, assumindo sua surdez e interagindo com a sociedade em que vive.
Para que isso seje efetivado temos que adaptar as escolas e capacitaros profissionais que irão trabalhar nesse sentido, de maneira que este novo modelo de ensino tenha sucesso e integre o aluno surdo no convívio social.
tracking img