Libras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AVALIATIVAS LIBRAS:
Tele aula 01:
Oralismo:
É um método alemão dos surdos onde teve uma repercussão de muita polêmica na educação dos surdos. Com a forma oralista, os surdos perderiam totalmente a sua valorização no mundo.
Com isso teve que se adaptar ao treinamento auditivo, desenvolvimento da fala e leitura labial. Trazendo assim o conhecimento para facilitar a surdez e uma orientação maiorem seus âmbitos sociais.
Segundo Skliar (1997),
“O Congresso Internacional de Educadores de Surdos em Milão não contou com a participação tampouco a opinião dos surdos, ao contrário, um grupo de educadores ouvintes impôs a superioridade da língua oral sobre a língua de sinais, sendo então, decretado que a primeira deveria constituir o único objetivo do ensino de surdos”. (“INTERNET”).
A partirde então se baniu completamente o uso de sinais no ensino de alunos com surdez.
Alguns autores e pesquisadores como Freeman, Carbin e Boese (1999, pag. 145, internet), tentam justificar os resultados negativos ou incompreendidos do oral ismo reconhecidamente pobres citam:
“Os resultados de um treinamento oral, originam - se do fato de não se ter feito um diagnóstico o quanto antes, de não haveriniciado a amplificação cedo, de não se dispor de um aparelho auditivo corretamente ajustado, de não existir pessoal adequadamente qualificado, e de não ter conseguido motivar os pais, para que insistissem no uso constante do aparelho auditivo [...], essas condições são uma desculpa pronta para o que os outros consideram “insucessos”, na abordagem básica do tratamento da criança surda”. (Internet)Vemos então que esse método de oralismo não era o caminho para o processo do surdo.
Comunicação Total:
Nesse tema tão globalizado e amplo ela inclui todos os modos lingüísticos, gestos criados pelas crianças, língua de sinais, fala leitura orofacial, alfabeto manual, leitura e escrita.
O surdo desenvolve seu conhecimento mediante o que ele consegue ter para se comunicar melhor. Segundo MariaLúcia, afirma que:
“O aumento da disponibilidade de dados de várias línguas de sinais ao redor do mundo possibilitou, pela primeira vez na história da pesquisa em língua de sinais, ampliarem suficientemente nosso banco interlinguístico de dados de dados para realizar estudos tipológicos significativos entre as línguas de sinais”. (Internet).
È nessa tipologia que influência duas disciplinas base dalingüística:
“pesquisa em língua de sinais e tipologia lingüística, elas se interagem trazendo a esquematização e o duplo sentido inerente a tipologia de língua de sinais. Por um lado a tipologia de língua de sinais utiliza recursos teóricos e metodológicos da tipologia lingüística, mas amplia a gama de línguas disponíveis para incluir a língua de sinais. Por outro lado, a tipologia de língua desinais utiliza os resultados de pesquisas em língua de sinais, mas concentra-se na diversidade lingüística no grupo de línguas de sinais a partir de uma perspectiva tipológica”. (Livro Questões Teóricas, 2006, p. 34).
Vejamos também de acordo com Denton (1976.p.4) Apud Filheman, Carbim, Boese (199, p.175`Internet). Citam que:
“A comunicação total incorpora o desenvolvimento de quaisquer restos deaudição para a melhoria das habilidades de fala ou de leitura-oro-facial, através de uso constante, por um longo período de tempo, de aparelhos auditivos individuais e/ ou sistemas de alta fidelidade para ampliação em grupo. A conclusão de alguns autores, antes essa concepção, é que através de seus procedimentos comunicativos serviu mais aos pais e professores ouvintes do que aos alunos com surdez”.(WWW.educacaoonline.pro.br)
Bilingüismo: Tem como pressuposto básico de que o surdo deve denominar, enquanto língua materna, a língua de sinais, língua natural, e como segunda língua, a língua oficial de seus pais. Na sua instauração a língua de sinais é imprescindível, por possibilitar o domínio lingüístico e a capacidade de expressar-se de forma segura, e língua oral ou escrita em português...
tracking img