Liberdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1143 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Liberdade
A palavra Liberdade vem do latim libertas e do grego Eleutheros que significava ser livre de movimentos, ter a possibilidade de o corpo se mover sem qualquer limitação. Esta ao longo do tempo veio obtendo outros significados tendo agora. Hoje em dia, a liberdade é entendida como a condição de um indivíduo não ser dominado por outro, e ter o completo poder sobre os seus actos trata-sede um conceito moral.
Existe, porém, vários tipos de liberdade, como por exemplo, liberdade de expressão, psicológica, física, sociológica, moral, biológica, política.
A liberdade de expressão é o direito a exteriorizar opiniões, pensamentos e ideias.
A liberdade psicológica é poder escolher entre várias alternativas, ou seja, pratica acções voluntárias.
A liberdade física é a possibilidadede dar livre curso à actividade corporal sem a presença de obstáculos ou coacções como poder correr. Estar amordaçado é um obstáculo à liberdade corporal.
A liberdade sociológica é colmatar necessidades básicas individuais e colectivas. Esta forma de liberdade é-nos concedida pela lei que depende da forma como os diferentes grupos sociais se organizam.
A liberdade moral é a acção livre queresulta da boa vontade e da boa intensão e não é a que resulta de inclinações ou tendências naturais.
A liberdade biológica advém da saúde, isto é, é realizada se o organismo funcionar bem. Se se é, está doente perde-se esta liberdade.
A liberdade política é a liberdade que cada indivíduo tem de pensar, dizer e fazer aquilo que considera ser o correto para a sociedade. Permite-lhe intervir na vidasocial e política do país a que pertence.
A liberdade implica a autonomia do indivíduo, que deve estar fundamentada em valores éticos e morais.
Segundo o filósofo Isaiah Berlin a liberdade pode ser definida pela negativa ou pela positiva. Pela negativa, a liberdade é a ausência de coacção ou de proibição para fazer algo. A liberdade pela positiva consiste na autonomia do indivíduo, isto é, noexercício efectivo do livre-arbítrio.
Livre arbítrio é o poder que tem a vontade de se determinar, agir ou não agir sem que uma outra força externa ou interna a impeça. Assim o livre arbítrio decide, entre dois ou mais pensamentos opostos, qual seguirá. Este é a regalia maior que um ser pode ter. Pode lhe ser tirada a liberdade moral ou a liberdade física mas o seu livre arbítrio está a cima de tudoenquanto conservar a razão, o individuo será sempre livre para querer ou não querer. Existem várias provas da sua existência: prova moral, prova social e prova metafísica.
A prova moral da existência de livre arbítrio baseia-se no facto da obrigação e da responsabilidade. Só se sente remorso ou mérito (consequência da responsabilidade) quando nos sentimos moralmente responsáveis pelos atos de quesomos livres, ou seja, pelos atos cuja acção ou não depende de nós.
A prova social dessa existência é a presença de leis que recompensam ou punem certos atos. Estas punições e estas recompensas são justas e lisonjeiras quando são justas. Estes actos supõem ter mérito ou remorso e isso como já vimos é consequência da responsabilidade. Também se vê essa existência pela pelas promessas e peloscontratos no qual o individuo se compromete a cumprir certos actos em determinadas circunstâncias, e essa promessa ou contrato só depende da nossa da nossa livre vontade.
A prova metafisica prova se na presença abstracta do bem absoluto onde não existe mal e deste modo a escolha fica restrita a bens particulares que sempre são bens ainda que de outra forma. Assim, o individuo esta sempre perante umaescolhe e a eleição da sua vontade mantém se ate ele a quebrar decidindo por outro bem.
Existem várias correntes filosóficas no sentido da acção humana como por exemplo o Determinismo, Indeterminismo e Libertismo. Mas antes de se falar em qualquer uma das três tem de se falar obrigatoriamente no livre arbítrio.

Determinismo
Quem defende o determinismo diz que tudo o que acontece tem uma...
tracking img