Levantamento topografico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O levantamento topográfico consiste na representação - planimétrica ou altimétrica - em carta ou planta dos pontos notáveis assim como dos acidentes geográficos e outrospormenores de relevo de uma porção de terreno.
A aquisição dos pontos necessários a essa representação é feita a partir dos pontos estação de uma poligonal, com um teodolito e umamira, com uma estação total e respectivo bastão ou mais recentemente recorrendo a técnicas GNSS.
O rigor exigido num levantamento topográfico deve ser tal que permita arepresentação fiel do terreno de acordo com a escala exigida. Assim, não fará sentido por exemplo representar as duas faces de um muro com 0.2m de largura se vamos representá-lo a uma escala1/1000 já que corresponderá a ou seja 0.2mm aquando da impressão.
Os acidentes geográficos considerados de relevo serão representados por taludes e por curvas de nivel no casode haver interrupções abruptas da pendente do terreno ou apenas por curvas de nivel se o terreno em causa nao tiver essas ditas interrupções. Aquando da representação das curvasde nivel deve-se ter em conta algumas regras:
1 - As curvas de nivel nunca se representam no interior de uma casa ou muros. Assume-se que o pavimento é nivelado e quando não foresse o caso, assinala-se com as respectivas cotas altimétricas os sítios de quebra;
2 - Numa via de comunicação (estrada) as curvas de nivel atravessam sempre a via naprependicular ao seu eixo;
3 - A equidistância entre curvas de nível deve estar de acordo com a escala do desenho.
4 - Em caso algum haverá cruzamento de curvas de nível;
5 - As curvasde nível são linhas que assinalam pontos com uma mesma cota altimétrica, logo, são linhas fechadas ainda que seja possível que isso nao se verifique no espaço representado.
tracking img