Levantamento olimpico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1467 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LEVANTAMENTO OLÍMPICO

Autores: Leandro Bruno
Frederico Carrijo
Raphael Pereira
Leandro Tolentino

RESUMO

Pouco se sabe sobre a origem do Levantamento de Peso, podemos afirmar que eles está presente na humanidade desde o inicio da civilização, sendo um movimento extremamente funcional que se assemelha ao agarrar algo do chão e elevar acima da cabeça.
LPO é um esporte olímpico, mas elevem sendo utilizado com muito sucesso como esporte auxiliar na preparação física de outros esportes. Como esporte olímpico são realizados dois movimentos: arranco e arremesso.  Nos dois exercícios o objetivo é tirar uma barra do solo e elevar acima da cabeça, cada um com uma técnica diferente.
Com o tempo o LPO foi sendo aprimorado com mudanças, melhorando sua técnica e dando mais dinamismo àcompetição, mudanças essas propostas pela FIH, que por conseqüência atraiu mais praticantes e mais público para as competições.

Palavras Chave: Levantamento de Peso, Arranco, Arremesso, Funcional.

A origem do levantamento de peso é desconhecida. Os testes da força humana, de diferentes formas, são provavelmente mais antigos do que a civilização, e aparecem em registros egípcios, em textoschineses e em culturas gregas.
O primeiro campeonato medieval de levantamento de peso foi realizado em 1891, em Londres, Inglaterra. As primeiras competições de levantamento de peso eram divididas em duas modalidades: “levantamento com apenas uma das suas mãos e com as duas mãos; mas logo viram que o levantamento com uma mão não só era efetivo, pois a capacidade de força com uma das mãos erainferior, sendo assim o atleta não estaria usando sua força total no movimento, negligenciando o real objetivo da modalidade.
O triplo levantamento (desenvolvimento, o arranco e o arremesso) com as duas mãos foi instituído nos jogos Olímpicos de Amsterdã 1928. Algumas modificações foram feitas nas competições, uma delas dizia que um levantados que conseguir em uma última tentativa obter uma marca depelo menos 5kg menor que o recorde mundial existente, pode requisitar uma quarta tentativa, para superar o recorde mundial.
Desde então o LO teve várias outras mudanças, com o sentido de melhorar a modalidade, deixando tudo mais dinâmico e mais técnico aumentando o interesse do público e revelando novas estrelas do esporte. Em 1961, em Londres a FIHC decidiu que os exercícios com uma mão fossemexcluídos de suas competições. Outra mudança que vale ressaltar, em 25 de agosto de 1972, em Munique, foi decidido que o desenvolvimento não fazia mais parte das competições da federação por problemas de arbitragem e de saúde que ocasionava, e o arranco e o arremesso foram deixados como os movimentos-padrão do desporto.
Em 1975 realiza-se a primeira edição do Campeonato Mundial Júnior deHalterofilismo. Em 1983, a FIH decide reconhecer as mulheres no LO estabelecendo oito categorias.
As competições de LO são constituídas de três disciplinas, com dois movimentos-padrão: o arranco (ou arranque) e o arremesso. O arranco é mais difícil do que o arremesso e neste é possível levantar mais peso do que no arranco.
Para melhor visualização do que seria os dois movimentos padrões (arranco e oarremesso) irei descrever de forma simples os movimentos.
ARRANCO
O arranco dentro da competição é a primeira prova a ser realizada , considerada mais difícil do que o arremesso impossibilitando de o atleta levantar cargas muito altas. O movimento dever ser um movimento contínuo do solo até a cima da cabeça, sem apoiá-la no corpo. O movimento inicia com a barra colocada a frente do atleta, éagarrada com as palmas das mãos em pronação e puxada em um movimento único até a extensão total de membros superiores, em conjunto de um movimento de membros inferiores. Com a barra estabilizada acima da cabeça e extensão total de membros superiores, manter a posição durante dois segundos, aguardar o sinal de “abaixar” dos árbitros, o atleta vai guiar a barra de forma controlada até o solo, sendo...
tracking img