Levantamento de requisitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2800 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Existem diversas fazes no processo de Engenharia de Software, cada uma com sua singular contribuição para o bom andamento do processo. Porem a faze inicial do desenvolvimento de projetos de software, se destaca como sendo a mais critica, onde toda atenção, preparo e planejamento são necessários para que o produto final agrade o cliente. Também conhecida como levantamento derequisitos, a atividade primaria no desenvolvimento do projeto, se executada sem sucesso prejudicara todo o trabalho, trazendo inúmeros problemas tanto para a equipe de desenvolvimento como para os clientes e usuários.
A criação de uma rotina de trabalho com a finalidade de guiar os profissionais responsáveis pela tarefa de levantamento de requisitos, é extremamente necessária, pois com o objetivo desobrepujar qualquer falha nessa fase do processo essas rotinas serviram como referencia pratica para os profissionais envolvidos, evitando possíveis erros e esquecimentos, erros esses que sempre se apresentam acompanhados de enormes dores de cabeça e contratempos durante o processo de desenvolvimento.
Porem para a criação de um manual pratico, que visa a execução das atividades de levantamento derequisitos, é imprescindível saber qual as informações são pertinentes para o conhecimento dos desenvolvedores, pois existe a necessidade de economia de tempo, visando o cumprimento de prazos e satisfação dos clientes, sendo assim apesar da singular contribuição dos levantamentos de requisitos para o projeto, as informações levantadas devem ser precisas e eficazes, não tendo espaço paralevantamento de requisitos desnecessários.
Inúmeros problemas relacionados ao tema podem ser levantados, porem um manual pratico para execução das tarefas de levantamento de requisitos pode sanar todos esses problemas. Objetivando rapidez, consistência das informações, menos alterações durante o projeto e acima de tudo a satisfação dos clientes e usuários, essas rotinas de podem ser a principal fonte deconsulta dos analistas de sistemas, facilitando o trabalho dos mesmos, que teram a certeza de trabalho bem feito ao seguir os tópicos da cartilha.

Objetivos
A proposta de criação de um plano pratico, para o levantamento de requisitos, tem como objetivo desenvolver uma rotina eficiente e rápida para o bom andamento das praticas de levantamento de requisitos, especificando e organizando assimtodas as atividades inerentes ao levantamento de requisitos. A necessidade da criação dessas rotinas é de caráter indispensável, pois a maioria dos problemas levantados na entrega de softwares diz a respeito do mal levantamento de requisitos
Uma serie de pequenos conceitos devem ser levantados anteriormente, conceitos que após serem sintetizados e priorizados teram como resultados a futura “rotinade levantamento de requisitos”. A quantidade de profissionais que iram atuar no desenvolvimento do software é um dos primeiros pontos a serem abordados pois somente com as funções de cada integrante da equipe definida pode se começar o trabalho de levantamento de requisitos. Dividindo assim a equipe, e colocando um gerente à frente para controle
Depois de definidos como seram distribuídos osrecursos humanos, é hora da interação com o cliente, técnicas como a JAD devem ser estudas e utilizadas. É de fundamental importância que a equipe aqui tenha completo domínio sobre as técnicas de comunicação, que por sua vez devem ser estudadas de forma mais eficiente e pratica possível.
Um importante conceito a ser levantado, é de quais tarefas devem ser priorizadas, numerando as tarefas porordem de prioridade, objetivando guiar os analistas, evitando erros de abordagens de assuntos prematuros. A definição de prioridades pode mudar dependendo do projeto, ficando a critério do gerente da equipe definir as prioridades.
Após o levantamento das prioridades e requisitos, os dados agrupados devem ser sintetizados em informações consistentes para criação do protótipo, o protótipo deve ser...
tracking img