Levantamento de poligonais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3946 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Levantamento de
Poligonais

Prof.: Delson José Carvalho Diniz
Profª: Maria Ângela Villaça Diniz

- 2003 -

Levantamento de Poligonais

1. Métodos Topográficos

Como vimos anteriormente, temos os métodos de levantamentos topográficos segundo os quais poderemos obter a representação detalhada de um terreno a ser estudado.

Os chamados Métodos Topográficos podem ser classificadosdo seguinte modo:

1.1 – Métodos Clássicos

Nos quais empregamos as operações clássicas estudadas, isto é, a Medição de Ângulos, tanto horizontais como verticais (positivos ou negativos) e a medição das distâncias que podem ser horizontais (ou reduzidas) e verticais (ou diferenças de nível).

1.2 – Métodos Fotogramétricos

Nos quais empregamos as propriedadesgeométricas de fotografias do terreno em estudo, tiradas tanto da terra quanto do ar.

As fotos tiradas de satélites ou aviões deram origem a um novo campo da Topografia, que se denomina Aerofotogrametria. Essa ciência tomou grande impulso após a última grande guerra e é largamente empregada para levantamentos de grandes áreas.

Hoje empregamos a Aerofotogrametria na engenhariaem levantamentos de áreas para projetos de estradas, barragens, urbanização, cadastramento, levantamento de riquezas minerais e vegetais, etc., devido à sua grande precisão, rapidez e menor custo para áreas maiores.

O Brasil faz atualmente o recobrimento aerofotogramétrico do seu território sendo que em Minas Gerais já tivemos, em 1997, quase o total do nosso território mapeado nasescalas 1: 50.000 e 1: 100.000.

Atualmente, grandes avanços podem ser observados no ramo da Topografia. A Estação Total G.P.S., usando satélites especiais determinam a posição de qualquer ponto sobre a superfície da terra, além de fornecerem outros dados técnicos usados pela Topografia, Engenharia Civil e outros.

2. Métodos Clássicos de Levantamento

2.1 – Métodos ClássicosEstudamos os métodos básicos de levantamento topográfico (métodos planimétricos) que são as poligonais abertas e fechadas, bem como os métodos auxiliares, tais como: coordenadas retangulares, coordenadas oblíquas, irradiações, etc.

Vimos que as poligonais servem de ponto de apoio para os levantamentos. Tomando por base seus lados e seus vértices obteremos todos os pontosnecessários do terreno.

2.2 – Poligonais Abertas

Temos as poligonais abertas (figura 1) que são menos usadas, pois não permitem a determinação da precisão do trabalho executado.

Figura 1

2.2 – Poligonais Fechadas

Temos ainda as poligonais fechadas (figura 2) que apresentam uma grande vantagem sobre as primeiras, pois permitem, por ocasião do desenho, umaverificação da precisão dos trabalhos feitos.

Figura 2

No campo, partimos do ponto inicial A, percorremos o caminhamento medindo ângulos e distâncias e, finalmente, chegamos ao mesmo ponto de partida A. Por ocasião do desenho, se não cometêssemos nenhum erro na medição dos ângulos e das distâncias e nem no desenho dos mesmos, se iniciamos o nosso desenho em um ponto A do papel, deveríamoschegar a esse mesmo ponto.

Na prática, entretanto, isto não ocorre, sempre cometemos erros tanto no campo como no desenho. Partindo de um ponto A no papel, e depois de desenhado o caminhamento, chegamos a um ponto A1, próximo de A.

A distância AA1 = o é chamada de Erro de Fechamento, cujo limite poderemos calcular em função da precisão desejada e do perímetro dapoligonal.

Conhecendo o Erro de Fechamento poderemos verificar se o nosso Erro está ou não dentro dos limites e, portanto, saber se o trabalho pode ou não ser aceito. No caso de ser aceito, faremos a distribuição do erro.

Figura 3

e = Erro de Fechamento

Essa correção somente é possível no caso de poligonais fechadas, daí o fato de serem as mesmas mais usadas....
tracking img