Levantamento de cargas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instalação Elétrica Predial





Levantamento de carga instalada
























INTRODUÇÃO

O uso da eletricidade requer uma rede complexa de ligações que começa no poste da concessionária e termina em soquetes e tomadas. Para que tudo isso funcione direito, é necessário um projeto elétrico, elaborado por profissional especializado. Desenvolvidoa partir do projeto de arquitetura, ele define os pontos de luz e eletricidade da edificação, de acordo com as necessidades de cada ambiente e considerando os aparelhos eletroeletrônicos a ser instalados, determinando o porte da instalação, estabelecendo circuitos e especificando os materiais a ser utilizados.

.































ObjetivoProceder o levantamento de toda a carga instalada em uma instalação residencial ou industrial, respeitando as normas e especificações técnicas;



COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:

- Utilizar os conceitos de Elementos de Projetos de Instalações na confecção de memoriais descritivos e representação gráfica de instalações elétricas;
- Identificar e qualificar componentes de infra-estrutura deinstalações;







































CONCEITOS FUNDAMENTAIS


Potência Aparente

A tensão elétrica faz movimentar os elétrons de forma ordenada, dando origem à corrente elétrica. Com a corrente elétrica, a lâmpada se acende e se aquece até certa intensidade. Essa intensidade de luz e calor percebida por nós, nada mais é do que apotência elétrica que foi transformada em potência luminosa e potência térmica.
Como a potência é o produto da tensão e da corrente, sua unidade é o volt-àmpere (VA).
A potência aparente é composta de duas parcelas: potência ativa e potência reativa.

Potência Ativa


A potência ativa é a parcela efetivamente transformada em potência mecânica, potência luminosa e potênciatérmica.

A unidade de medida da potência ativa é o watt (W).
Potência Reativa
É a parcela transformada em campo magnético, necessário ao funcionamento de transformadores, motores e reatores.

A unidade de medida da potência reativa é o volt-àmpere (Var).


Fator de Potência

Como a potência ativa é uma parcela da potência aparente, pode-se dizer que elarepresenta uma porcentagem da potência aparente que é transformada em potência mecânica, luminosa ou térmica. Essa porcentagem é chamada de fator de potência.

Em projetos elétricos residenciais utilizam-se o fator de potência igual a 1,0 para iluminação e o fator igual a 0,8 para tomadas de uso geral. Quando o fator é 1,0 significa que toda a potência aparente foi transformada em potênciaativa, isso acontece em equipamentos que só possuem resistência (chuveiro elétrico, torneira elétrica, fogão elétrico, etc.).





MEMORIAL DESCRITIVO RESIDENCIAL


CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Neste memorial, o objetivo principal é descrever e especificar claramente a construção da instalação elétrica de uma residência, quais seus principais componentes, como dimensioná-los eescolhê-los.

Para executar a instalação elétrica, primeiramente foi efetuado um levantamento das potências mediante uma previsão das cargas mínimas de iluminação e tomadas a serem instaladas, possibilitando, assim, a potência total prevista para a instalação elétrica residencial, obedecendo às prescrições dos órgãos competentes, através da NBR 5410.

O material a ser utilizadoserá de 1ª qualidade, sendo tubulação de passagem com eletrodutos rígidos e flexíveis de acordo com as normas da CELESC e da ABNT. Nas áreas comuns serão instaladas luminárias.




























MATERIAIS ELÉTRICOS E LEVANTAMENTO DAS POTÊNCIAS A SEREM UTILIZADAS NA RESIDÊNCIA

A planta a seguir servirá de exemplo para o levantamento das potências...
tracking img