letramentoi

1794 palavras 8 páginas
No presente artigo pretende-se fazer uma breve introdução ao pensamento de Vygotsky, visando compreender os processos de interação existentes entre a atividade humana, as funções mentais superiores, a mediação simbólica e a elaboração conceitual, destacando os conceitos cotidianos e conceitos científicos e a contribuição da educação sistematizada nesse processo.

Biografia
Lev Semenovich Vygotsky Nasceu a 17 de novembro de 1896 em Orsah, pequena cidade perto de Minsk, a capital da Bielo-Rússia, região então dominada pela Rússia, Seus pais eram de uma família judaica culta e com boas condições econômicas, o que permitiu a Lev Semenovich Vygotsky uma formação sólida desde criança. Até os 15 anos foi educado em casa por tutores particulares.
Um aspecto básico para a atividade de pesquisa desenvolvida por Vygotsky são seus fundamentos articulados com a tradição do materialismo histórico (ciência marxista) e o materialismo dialético (filosofia marxista). Essa tradição tem como premissa o conceito de .De acordo com a teoria marxista, “o desenvolvimento de habilidades e funções específicas do homem, assim como a origem da sociedade humana são resultados do surgimento do trabalho. É através do trabalho que o homem, ao mesmo tempo que transforma a natureza (objetivando satisfazer suas necessidades), se transforma” (Rego, 1998, p. 51). Para exercer suas atividades, mais precisamente, para ser humano, o homem precisa relacionar-se com os outros e fabricar os seus instrumentos de trabalho. Esse fato mostra que as relações dos homens entre si e com a natureza são mediadas pelo trabalho.
A teoria histórico-cultural do psiquismo, também conhecida como abordagem sócio interacionista, elaborada por Vygotsky, tem como objetivo central caracterizar os aspectos tipicamente humanos do comportamento, elaborando hipóteses de como essas características se formaram ao longo da história humana e de como se desenvolvem durante a vida do indivíduo.
Em suas pesquisas, Vygotsky

Relacionados