Ler/dort

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PPRA
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais por:
Cláudia Ferreira
Jorciléa Nunes
Julio Sergio
Luciana Basilio
Marllon Coutinho









Itaboraí, agosto, 2012





Trabalho apresentado à Disciplina de Prevenção e Controle de Riscos, para obtenção de nota sob orientação do professor Jairson Andrade.
















Itaboraí, agosto, 2012

ÍNDICE1. Introdução 5
1.1 Objetivo
2. Desenvolvimento 6
2.1 Antecipação dos Riscos
2.2 Reconhecimento dos Riscos
2.3 Avaliação dos Riscos
2.4 Implantação de medidas de controle de riscos
2.5 Do monitoramento
2.6 Divulgação
2.7 Das responsabilidades
2.7.1 Da Construtora Participa
2.7.2 Da força de trabalho
2.7.3 Dos profissionais de segurança do trabalho
3.Conceitos e definições 8
3.1 Gestão de resíduos sólidos
4. Periodicidade e forma de avaliação do PPRA 9
5. Metodologia de ação 9
6. Bibliografia 11


1. INTRODUÇÃO:

DOCUMENTO BASE 2012/2013

Apresentamos a seguir o documento base 2012/2013 para o PPRA da Construtora Participa Ltda., em atendimento ao disposto na NR-9 da portaria 3214/78 do MTE.

1.1 ObjetivoElaborar o PPRA, para a Construtora Participa, qualificando e quantificando os riscos existentes nas atividades, através dos grupos de exposição, os agentes a que estão expostos os funcionários em suas diversas atividades.
Preservar a saúde e a integridade física dos trabalhadores, através da prevenção de riscos presentes nos ambientes de trabalho, considerando a natureza, característicasfísicas e químicas.
Tratar a gestão correta dos resíduos da construção civil e de demolição como postura proativa que se adotada contribuirá com a caminhada em direção ao desenvolvimento sustentável.


2. Desenvolvimento

2.1 Antecipação dos Riscos

As ações para os riscos ambientais previsíveis devem ser antecipadas pela análise estruturada para novos projetos, modificações, equipamentos,alterações de processos e inclusão de novos materiais nas atividades da empresa.

2.2 Reconhecimento dos Riscos

Esta etapa visa identificar e detalhar os riscos ambientais em todos os processos, equipamentos e atividades, bem como identificar as funções possivelmente expostas aos agentes de riscos e a frequência dessa exposição.


2.3 Avaliação dos Riscos

Os resultados das avaliaçõesquantitativas dos riscos ambientais ajudarão no enquadramento das exposições quanto à insalubridade e na verificação da eficácia das medidas de controle adotadas.

2.4 Implantação de Medidas de Controle de Riscos

Podem ser implantadas em qualquer etapa do PPRA, observando-se a prioridade definida de acordo com a categoria do risco e a sua gravidade de ocorrência do dano.

2.5 Do MonitoramentoPara o monitoramento da exposição dos trabalhadores e das medidas de controle, deve ser realizada uma avaliação sistemática e repetitiva da exposição a um dado risco, visando a introdução ou modificação das medidas de controle, sempre que necessário.

2.6 Divulgação

O responsável pelo PPRA deverá providenciar informação aos trabalhadores, de maneira apropriada e suficiente, sobre os riscosambientais identificados no Programa e os meios disponíveis para prevenir ou limitar tais riscos e para se proteger dos mesmos.

2.7 Das Responsabilidades
2.7.1 Da Construtora Participa Ltda.
• Implantar, implementar e assegurar o cumprimento do PPRA, de forma integral e permanente, nos ditames da lei;
• Gerar meios necessários para implementação adequada do Programa;
• Possibilitar aparticipação ativa da força de trabalho envolvida, etc.

2.7.2 Da força de trabalho
• Colaborar e participar ativamente da implantação e execução do PPRA, de acordo com o envolvimento do cargo ou função a que pertence;
• Participar dos treinamentos a que for convocada;
• Informar ao superior e hierárquico direto as ocorrências que, a seu julgamento, possam implicar riscos à saúde dos trabalhadores;...
tracking img