Ler/dort no ambiente laboral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LER/DORT no ambiente laboral





























Palmas -To
2012 
JOAO FRANCISCO SILVERIO DE OLIVEIRA















LER/DORT no ambiente laboral






Projeto de Pesquisa apresentado como requisito da disciplina de Metodologia Científica, do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Segurança do Trabalho da Faculdade ITOP, orientadopela Prof. Esp.² Ilda Neta S. Almeida.



















Palmas- TO
2012

SUMARIO
1. INTRODUÇÃO 4
1.1 Problema 4
1.2 Justificativa 5
2. OBJETIVOS 5
2.1 Objetivo geral 5
2.2 Objetivos específicos 5
3. PRESSUPOSTOS TEÓRICOS 6
3.1 LER/DORT 6
3.2 Diagnóstico 7
3.3 Tratamento 11
3.4 Objetivo do tratamento e reabilitação 14
3.5 Prevenção 14
3.5.1 Ergonomia 15
3.5.2Escola de Postura 16
3.5.3 Ginástica Laboral 16
3.6 Aspectos legais 17
4. METODOLOGIA 21
4.1 Tipo de pesquisa 21
4.2 Participantes 21
5. CRONOGRAMA 21
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 22


1. INTRODUÇÃO

Estamos vivendo a era da tecnologia, que em seu bojo, traz inúmeros benefícios para toda uma geração, que almeja por grandes transformações, sociais, econômicas, culturais eambientais. O trabalho é fonte de sobrevivência, para todos os indivíduos, que de uma forma ou de outra, acabam se expondo, no seu dia a dia, a variadas formas de desenvolvimento de suas atividades, muitas vezes de forma inadequada.

O avanço da tecnologia, com o uso exagerado dos computadores e das linhas de montagens das empresas montadoras de veículos e outras produções em série, que estãodiretamente ligados ao exercício repetitivo, tem trazido inúmeras conseqüências, aos indivíduos, pois, que, na execução de suas tarefas, não estão respeitando a melhor forma postural e ao mesmo tempo os ambientes laborais não estão ergonomicamente adaptados, com os cuidados necessários, para se evitar que seus empregados sejam acometidos por esta doença dos tempos modernos, a LER/DORT.

Este estudo visaentender melhor, as diversas formas de relações entre o homem e seu ambiente laboral, procurando estabelecer a melhor forma de evitar que um numero cada vez mais crescente de pessoas desenvolvam a LER/DORT; muitas vezes, pela exposição inadequada e falta de conhecimento dos meios de evitar este mal dos tempos modernos.

1.1 Problema

A grande evolução tecnológica dos tempos atuais trouxeconsigo novas enfermidades, dentro dos ambientes laborais, as quais, tem sido motivo de grandes preocupações dentro das empresas; isto principalmente, devido ao tempo cada vez maior de exposição e o uso excessivo dos computadores, equipamentos eletrônicos e as maquinas cada vez mais modernas nas linhas de produção dentro das empresas.

Dentre as principais enfermidades nos ambientes de trabalho,daremos uma maior ênfase a LER/DORT – (Lesões por Esforço Repetitivo e Distúrbio Osteomusculares relacionados ao trabalho); sendo assim, perguntamos, quais as medidas preventivas mais eficientes para combater este mal? E mais ainda, qual o papel dos gestores de segurança do trabalho no sentido de implementar as medidas prevencionistas para se evitar, que um numero cada vês maior de trabalhadoressejam afastados dos seus postos de trabalhos em função desta doença?

1.2 Justificativa

Este Projeto pretende em um primeiro momento, entender a real gravidade da LER/DORT, nos ambientes laborais; e a partir de então aprofundar os conhecimento e a aplicação das medidas prevencionistas para minimizar os efeitos desta doença nos trabalhadores.

Nesse sentido, é preciso estabelecer mudançasnos paradigmas das relações do homem com a maquina, visando à obtenção de produtividade sem afetar a qualidade de vida dos trabalhadores.

2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral

Aprofundar os conhecimentos, através de trabalhos médicos e científicos, sobre a LER/DORT, nos ambientes laborais, bem como, as formas de diagnósticos e os meios prevencionistas para proteger este crescente numero de...
tracking img