LER/DORT em Ciruriões Dentistas e Asb's

25625 palavras 103 páginas
I INTRODUÇÃO

As atividades modernas dos profissionais já não exigem muitos movimentos, em especial, após o advento das máquinas. À medida que evolui, o trabalho torna-se mais dependente da técnica, o que aumenta de forma assustadora o número de acidentes e doenças profissionais. Cada profissão tem implicações características que podem trazer àqueles que a exercem patologias específicas, as doenças ocupacionais. Certas atividades exigem dos trabalhadores a ação dos mesmos grupos musculares por meses ou anos, podendo levar ao desenvolvimento de lesões.
Nos compêndios médicos, estas lesões antes conhecidas como Lesões por Esforço Repetitivo - LER - foram rebatizadas com o nome de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho - DORT - por ser esta nomenclatura mais adequada. Caracterizam-se por afecções do aparelho locomotor, sobretudo, dos membros superiores, espádua e pescoço, que são formados por um delicado conjunto mecânico de músculos, fáscias musculares, tendões, ligamentos, vasos sangüíneos, articulações e nervos. Estas afecções têm relação direta com as exigências de movimentos repetitivos, rápidos, continuados e/ou vigorosos das tarefas, além do ambiente físico e da organização do trabalho.
Os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho atacam trabalhadores de diversas áreas - digitadores, bancários, escritores, laboratoristas, trabalhadores de linha de produção, odontólogos, dentre outros - e que se dedicam demais às tarefas que exigem esforço repetitivo, em posturas inadequadas e sem períodos de repouso, que constituem o perfil epidemiológico dos DORT.
A Organização Mundial de Saúde ressalta que o ambiente, as estruturas básicas e o desempenho no trabalho têm participação significativa na instalação das doenças associadas ao próprio trabalho. O Odontólogo e seus auxiliares são trabalhadores que usam e dependem a cada dia mais da técnica, além de ter que enfrentar uma competição cada vez mais acirrada por mercado de trabalho. As

Relacionados