Leonardo boff

Páginas: 3 (733 palavras) Publicado: 23 de abril de 2013
Ressonâncias do Cuidado:

Nosso capítulo, como um todo se trata da importância do cuidado com o outro e com o mundo. O capítulo ”Ressonâncias do cuidado” enfatiza essa importância citandoexemplos da relação de pais e filhos, que seria um cuidado sem se esperar nada em troca, apenas a importância de cuidar, onde afirma “ ...toda vida precisa de cuidado, caso contrário adoece e morre...”.Com essa afirmação são citadas sete ressonâncias do cuidado:

1

º Amor como fenômeno biológico:

Existem dois tipos, o necessário e o outro espontâneo, o primeiro é ainterligação dos seres um ao outro para a sobrevivência, e o segundo se mantém sem razões para sobrevivência, apenas PR prazer, sem explicação de acontecimento sem um “ porquê”.

É explicado quequando um acolhe o outro este sentimento se expande e cria força se tornando como o mais alto valor da vida. É este sentimento que provém um fenômeno social e não ao contrário. A partir das eras, ehistória da humanidade, se conclui que a sobrevivência
só foi conquistada pela cooperação entre os seres. Infelicidade da humanidade na terra se deve pela falta do amor, e pela presença dacompetição e egoísmo.

2º A Regra de Ouro: Ajusta Medida

Se trata da medida justa, já tratada no capítulo anterior modo -de -ser -trabalho e modo-de-ser-cuidado.Traz a questão do resgatedo equilíbrio perdido com a ditadura do modo-de-ser-trabalho.
Procura-se encontrar o sentido da medida e sabe-se que vem de muitos campos: religiosos, culturais,de natureza e etc.
Éabrangente porém se deve pela sustentabilidade de todos os fenômenos e processos, a terra e sociedades.

A) A medida Justa e Natureza: Natureza é o conjunto de um método, orgânicos, inorgânicos,energéticos e morfonegéticos que buscam um equilíbrio junto com o homem, a natureza em si é um mistério. Seria um longo processo de evolução que possuem mudanças ecológicas, sociais ao longo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Leonardo Boff
  • Leonardo Boff
  • Leonardo Boff
  • Leonardo boff
  • leonardo boff
  • Leonardo Boff
  • Fundamentalismo
  • resumo de transcendência Leonardo Boff

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!