Lendo e Aprendendo

Páginas: 5 (1055 palavras) Publicado: 14 de abril de 2014
Referência
MOLINA, Olga. Ler para Aprender. São Paulo: EPU, 1992.

2. LENDO E APRENDENDO

“[...] a meta mais ampla do trabalho: contribuir para a existência de uma escola pública mais justa, ampliando a capacidade de leitura do aluno, a fim de permitir-lhe aprender a partir de textos escritos.” (p.25)

“Desenvolvidas as habilidades de estudo do aluno, aumentada sua eficácia no trato comtextos escritos, tornar-se-ia ele mais competente enquanto leitor, mais autônomo na busca do conhecimento e teria, consequentemente, mais prazer em estudar.” (p.25)

“Não adianta mandar o aluno ler, se ele não conhece o vocabulário empregado, nem tem as habilidades de lidar com palavras desconhecidas, analisando-as em seus elementos constitutivos ou inferindo o significado a partir do contexto.”(p.26)

“O que se deve fazer é oferecer ao aluno oportunidades de trabalho compatíveis com seus interesses e possibilidades, qualquer que seja seu estágio de desenvolvimento. Todo texto para estudo deveria, em princípio, ser ocasião de chegar até o estágio da reflexão crítica, caso contrário, o que se obterá será um aluno abarrotado de informações para as quais não encontra utilidade por simesmo.” (p.27)

“Considerando a pequena familiaridade dos nossos professores com literatura especializada, parece razoável supor que, sem um bom trabalho de orientação pessoal, dificilmente os hábitos sedimentados seriam modificados. Ao mesmo tempo essa orientação precisa ser reforçada com material escrito. Dessa forma, a reflexão crítica acompanha o trabalho, facilitando mudanças.” (p.27)

“[...]cabe sempre ao professor decidir como vai conduzir as atividades dos alunos em cada etapa. O que importa é que o professor reconheça a importância de estabelecer uma rotina de trabalho, e ensine ao aluno como se conduzir através dela.” (p.28)

“[...] não pode avaliar um texto antes de tê-lo realmente compreendido.” (p.28)

“O ato de estudar, ainda que devidamente dominado, pressupõe sempre umenvolvimento por parte do estudante, que se sairá tanto melhor na sua tarefa quanto melhor se prepare para ela, ou seja, quanto mais se predisponha para isso. P predisposição inclui, naturalmente, a organização de um horário para os estudos e o isolamento de um espaço físico adequado.” (p.29)

“Ter uma motivação real para aprender, o que depende, pelo menos em princípio, da importânciaatribuída ao assunto que deve ser estudado.” (p.29)

“Ter competência no ato de estudar, isto é, o aluno deve dominar certas habilidades.” (p.29)

“Para um estudo bem-sucedido, uma condição básica é que o leitor tenha desembaraço na busca e na utilização de qualquer livro. É necessário criar no leitor certas habilidades que serão ativadas cada vez que ele se defrontar com um novo livro, seja com queobjetivo for. Um bom leitor sempre explora alguns aspectos fundamentais num livro, localiza-o no seu próprio conjunto de conhecimentos, antes de se entregar à leitura.” (p.30)

“Para se familiarizar com o mundo dos livros, o primeiro passo pode ser aprender a utilizar uma biblioteca.” (p.30)

“Evidentemente também não se dispensa uma excelente orientação para o aluno sobre as tarefas que eledeve realizar. Em resumo, o que se espera, a longo prazo, é que o aluno, depois de vários anos de escolaridade, seja um leitor capaz de fazer valer seus direitos de cidadão no tocante ao acesso a livros, os quais incluem o direito de frequentar bibliotecas e utilizá-las com eficiência, consultando catálogos, sistemas de referência, tornando-se sócio, solicitando informações aos bibliotecários e, atémesmo, manuseando equipamentos mais sofisticados, como leitoras de microfichas.” (p.31)

“O livro se compõe de algumas partes com funções características que devem ser conhecidas e entendidas.” (p.31)

“O bom leitor logo examina a capa, a contracapa, as abas, a página de rosto e a ficha catalográfica. Obtém, desta forma, importantes informações sobre o que o espera na leitura.” (p.31)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto lendo e aprendendo(pdde)
  • Lendo
  • Aprendendo
  • APRENDENDO
  • aprendendo
  • aprendendo mais
  • Aprendendo
  • aprendendo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!