Leiturra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS

CURSO BÁSICO DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS

APOSTILA

Apostila elaborada por: Rozemildo Vaz Souza – Ten. Cel. Av. 30 mar. 2011

SUMÁRIO 1 Introdução 2 O Programa 3 Elaboração do PPAA 4 Conteúdo 5 O Gerenciamento do Programa 6 Conclusão REFERÊNCIAS 1 2 3 4 6 7 8 1.

Introdução

Conforme consta na NSCA 3-3, o Programa de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (PPAA) é um programa que estabelece a Política da Segurança Operacional da organização, bem como suas atividades e responsabilidades, sob a ótica do SIPAER, visando à Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.

Este programa é uma das principais ferramentas do SIPAER e foi estabelecido de forma afacilitar o gerenciamento da prevenção de uma organização. Sua confecção estimula um planejamento prévio de todas atividades inerentes à prevenção conduzindo os trabalhos em benefício da Segurança de Voo.

É um esforço conjunto de todos que estão ligados, direta ou indiretamente, à aviação. Baseado em estatísticas da própria organização e em experiência dos seus integrantes, o PPAA estabelece todas asatividades que serão implementadas no decorrer de sua vigência, visando atuar na Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.

Como existem diversas áreas de atuação dentro da atividade aérea, este planejamento permite uma melhor priorização dos meios e dos recursos. Entretanto, devemos lembrar que esse planejamento não deverá ser estático, e sim dinâmico, permitindo as atualizações necessárias que,porventura, tenham de ser aplicadas.

Levando em consideração um dos princípios do SIPAER que é a mobilização geral em prol da Segurança de Voo, o envolvimento de todos é fundamental para um PPAA bem sucedido. Todos deverão contribuir, não só para sua confecção mas também para sua aplicação.

Apesar de ser uma atividade específica do Oficial de Segurança de Voo da organização, a participação detodos facilitará em muito a promoção das atividades, nele contidas, bem como o comprometimento com seus objetivos.

2.

O Programa

O Programa de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (PPAA) deve ser desenvolvido por profissionais com grande experiência na atividade de Segurança de Voo, tendo realizado cursos de especialização em organizações nacionais e estrangeiras, com reconhecida atuaçãonessa área.

O PPAA deve ser elaborado de forma objetiva e específica para cada operador, pois considera as suas características próprias, tais como o equipamento, os aspectos de treinamento e experiência de pessoal, as condições de trabalho, a motivação e a supervisão em todos os níveis, os locais de operação, as normas e procedimentos adotados, as publicações em uso, etc.

O PPAA tem porfinalidade: Divulgar a Política da Segurança Operacional da organização. Planejar e orientar a realização das atividades de Segurança Operacional, por meio das ferramentas do SIPAER, de modo a tornar a operação aérea mais segura e com a consequente preservação dos meios humanos e materiais; Estabelecer a Gestão de Riscos que permita adotar mecanismos de monitoramento dos processos organizacionais, adefinição de metas, a identificação de Perigos e mitigação das Condições Latentes, a melhoria das condições de trabalho, bem como a contenção das falhas ativas e o reforço das Defesas do Sistema; Promover as atividades educativas e promocionais; Estabelecer o monitoramento e a medição dos indicadores das ocorrências do âmbito do SIPAER, com vistas à melhoria contínua e à garantia da SegurançaOperacional; e Otimizar a Segurança Operacional através do estabelecimento de Programas Específicos e Ações Programadas, adequando-as às características da missão e da própria organização, a fim de eliminar a ocorrência de acidentes e incidentes aeronáuticos e as ocorrências de solo.

O PPAA procura sensibilizar cada pessoa para importância e a necessidade de identificar e eliminar pontos de atrito...
tracking img