Leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2542 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
■Interagir com diversos tipos de textos de forma lúdica, dinâmica e reflexiva.
■Refletir acerca da leitura e escrita avançando assim nas suas hipóteses sobre o sistema alfabético.
■Conhecer algumas poesias infantis de Vinícius de Moraes.
■Estimular a sensibilidade e criatividade.
■Ampliar o repertório de textos que se sabe decor.
■Despertar o gosto e o prazer pela leitura .
■Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio do computador.

Duração das atividades
2 meses
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
■O que os alunos sabem em relação a leitura e escrita.
■O grau de habilidade no uso do sistema alfabético.
■As características individuais dos alunos (pré-silábico, silábico ealfabético).

Estratégias e recursos da aula
Iniciar o projeto contando, nas rodas de leitura, a história de Noé ou exibir vídeo da história em DVD, e em seguida listar ,no quadro, com a ajuda dos alunos os possíveis animais que poderiam ter entrado na arca. Aproveitar a lista de animais e trabalhar com os seus respectivos pares (masculinos e femininos). Realizar essa atividade formandoagrupamentos produtivos(duplas) de acordo com o nível de cada aluno. Atenção professor: Utilize o alfabeto móvel para montar as palavras com os alunos pré-silábicos e silábicos , permitindo que façam reflexões sobre a escrita sob sua intervenção.

Apresentar aos alunos o livro A ARCA DE NOÉ e aproveitar para identificar algumas informações na capa: ilustração, conteúdo, editora e autor,etc.Aproveite e fale um pouco sobre o poeta Vinícius de Moraes. Projeto: Era uma vez...

A Literatura na educação Infantil

Leitura é um momento mágico, onde expressamos nossos sonhos, desejos e damos asas ao nosso imaginário, cada mundo que criamos é uma porta que abrimos para o desenvolvimento da leitura e escrita. Mas como incentivar a leitura nas crianças que ainda não conhecem se quer asletras do alfabeto?
Vamos entender...
A criança na educação infantil encontra-se na fase de sua pré-leitura, que é um período pré operatório para a fase de leitura. Nessa fase as crianças aprendem e desenvolvem capacidades e habilidades da sua linguagem oral, construção dos símbolos e também o desenvolvimento de sua percepção onde permitem a relação de suas palavras com as imagens.
Nessa fase osinteresses da criança estão na contação de histórias mais curtas, onde se interessam mais por livros com muitas imagens e pouca escrita, onde se permite a descoberta da linguagem visual muito antes da verbal.
As crianças se interessam também por histórias mais longas, aquelas contadas por adultos, que tratam do cotidiano infantil, o papel do professor nessa fase importantíssimo, por isso quedevemos ter muito cuidado em saber selecionar as histórias ideais para as crianças, histórias que tenham conteúdo educativo, que façam parte também do seu dia a dia.
Mas, não só o desenvolvimento da leitura deve ser desenvolvido professor como também os pais deve ser peça chave para o auxilio do desenvolvimento da criança.
Pensando nisso, procurei desenvolver um projeto de leitura para todo o anoletivo, onde a participação dos pais nas atividades de casa e na escola serão parte integrante para a execução do projeto de leitura.

Autora: Andreza Santos Florencio de Melo Menezes

Projeto de Incentivo Leitura: Era uma vez...

Autora: Andreza Menezes

Para crianças de ainda não alfabetizadas ou não letradas.

Duração: Todo o ano letivo

Objetivo Geral:
- Desenvolver a leitura paracrianças ainda não alfabetizadas;

Objetivos Específicos:
- Incentivar a leitura simbólica e visual de forma lúdica;
- Desenvolver e despertar o gosto pela leitura e o desenvolvimentos das histórias com inicio meio e fim;
- Proporcionar um ambiente integrador e estimulador onde a criança será o papel principal no desenvolvimento de sua oralidade;
- Aplicar atividades para casa, onde os pais...