Leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNAVIDA – UNIVERSIDADE ABERTA VIDA ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

ROSA SEVERINA DE SOUZA

A EFICÁCIA DA LEITURA NA MEDIAÇÃO DA RELAÇÃO SUJEITO – MUNDO

JOÃO PESSOA 2008

ROSA SEVERINA DE SOUZA

A EFICÁCIA DA LEITURA NA RELAÇÃO SUJEITO – MUNDOProjeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa da Universidade Aberta, em cumprimento às exigências da Disciplina Metodologia do Ensino Superior ministrada pelo profº. Ms. Silvestre Coelho Rodrigues.

JOÃO PESSOA 2008

1 INTRODUÇÃO

A leitura é um processo complexo e abrangenteque requer do leitor não apenas a decodificação de símbolos gráficos, mas a necessidade de situá-la em um determinado universo de discurso, considerando o contexto da produção, para poder interpretar e compreender o texto, em qualquer gênero, resgatando com maior fidelidade a intenção do autor. A leitura é, sem dúvida, um elo entre o indivíduo e o mundo. Ter sede de conhecer o diferente,o novo, de participar de forma ativa na construção da própria história, não seria possível se não existisse este artefato. Como bem menciona Silva (1993, p.89), “Ler e conhecer são atos indissociáveis que aumentam o leque e decisões do cidadão”. É sabido que quanto mais se adentra na leitura, não apenas na leitura de texto, mas, sobretudo, nas diversas formas de leitura, mais será opoder de concatenação, de persuasão e transmissão de idéias, conhecimentos, valores, crenças, emoções e sentimentos, e desta forma, inserir-se, cada vez mais, no contexto do mundo atual. Nesta perspectiva, observa-se a importância de analisarmos a eficácia da leitura na mediação da relação sujeito – mundo, buscando compreender o que já se verifica nas literaturas quando informam que aprodutividade da leitura faz-se, essencialmente, através da interação entre texto, contexto e o sujeito-leitor.

2 JUSTIFICATIVA

Pensar em leitura é poder imbuir-se num mundo vasto de conhecimentos, é colher informações na nossa memória. E é nela que acumulamos as informações que nos caracterizam como seres pensantes, críticos, com nossas histórias pessoais, participantes de uma sociedade,uma nação, marcada por etnias, culturas e tradições diversificadas. É importante verificar que a leitura provoca mudanças, a princípio em quem lê e posteriormente no mundo. Pensando em leitura, não apenas das estruturas textuais, mas em todos os elementos que a compõe. Através da leitura é possível compreender a importância da linguagem, sabendo que é através desta que o ser humanose comunica, se relaciona socialmente e ainda (PCN’s, Brasil, 1998) “se expressam idéias, pensamentos e intenções, se estabelecem relações interpessoais anteriormente inexistentes e se influencia o outro, alterando suas representações da realidade e da sociedade e o rumo de suas (re) ações”. Neste trabalho, pretende-se demonstrar que a leitura é um processo que requer envolvimento, fazendosolicitações ao nosso cérebro, levando-nos a desenvolver e consolidar o nosso próprio conhecimento. Segundo Garcez (2002:26), para que esse processo ocorra efetivamente, temos que trilhar um longo caminho, que envolve: decodificação de signos, interpretação de itens lexicais e gramaticais; seleção e hierarquização das idéias; acionamento dos conhecimentos prévios; antecipação de informações;elaboração de hipóteses; inferências; aceitabilidade; compreensão dos pressupostos; avaliação dos próprios procedimentos mentais. Com base nas considerações expostas, acreditando que a leitura é uma boa prática para o processo de formação de cidadãos conscientes e participativos na construção da história, é inconcebível deixar de refletir e questionar se a escola está efetivando esta...
tracking img