Leitura: “COLETA SELETIVA NAS EMPRESAS E FORTALECIMENTO DA COOPERATIVA DOS TRABALHADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS.”

848 palavras 4 páginas
1. INTRODUÇÃO Tomando como base o texto sugerido: “COLETA SELETIVA NAS EMPRESAS E FORTALECIMENTO DA COOPERATIVA DOS TRABALHADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS.”
Catadores de lixo sendo vistos à margem da população, esses trabalhadores sendo largamente discriminados, marginalizados e desprezados, vivendo em situação de extrema pobreza, como catadores informais disputando com outros iguais, os resíduos da população descartados em grandes lixões a céu aberto, ou então, buscando recicláveis porta a porta para “vende-los” a atravessadores, sucateiros e em cooperativas autônomas. Essas repassam o material as empresas recicladoras. E o pobre do catador lá da ponta, é o que menos ganha, pois ele cata o lixo apenas para sobreviver.
O empreendedor social tem o objetivo de analisar uma dada situação social e trazer inovações sempre visando à ajuda e o bem estar. Com isso foi verificado que a maior parte dos catadores de lixo tem baixa ou nenhuma escolaridade, e alguns deles, ainda têm a vontade de mudar sua situação. Então políticas de educação são implantadas nas nascidas cooperativas de catadores, objetivando a melhora sócio-cultural e profissional desse trabalhador, pois assim recebendo a educação adequada, como alfabetização do trabalhador e de seus familiares e a educação ambiental, esse segmento começará a mudar a forma com que a sociedade os enxerga. E ainda traz a diminuição da criminalidade, uso de drogas e álcool (algumas cooperativas e ONGs parceiras levam ao conhecimento desse trabalhador informações sobre o uso de drogas, álcool e os problemas de saúde e sociais associados a estes), pois com instrução adequada o trabalhador melhora sua auto-estima melhorando assim sua qualidade de vida. E toda sociedade ganha com isso, além do meio ambiente.
Os programas de coleta seletiva e a destinação adequada do lixo trazem reflexos positivos para toda sociedade e para o meio ambiente. Nas localidades onde já existem as cooperativas de catadores, observa-se a melhora da

Relacionados