Leitura e novas midias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (786 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEXTO I: questões de 1 a 3
O SAPO
Era uma vez um lindo príncipe por quem todas as moças se apaixonavam. Por ele também se apaixonou a bruxa horrenda que o pediu em casamento. O príncipe nem ligou ea bruxa ficou muito brava. “Se não vai casar comigo não vai se casar com ninguém mais!” Olhou fundo nos olhos dele e disse: “Você vai virar um sapo!” Ao ouvir esta palavra o príncipe sentiuestremeção. Teve medo. Acreditou. E ele virou aquilo que a palavra feitiço tinha dito. Sapo. Virou um sapo.
(ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. Ars Poética, 1994.)
1. (Prova Brasil-2011) No trecho “O príncipenem ligou e a bruxa ficou muito brava.”, a expressão destacada significa que: (0,25)
(a) não deu atenção ao pedido de casamento. (b) não entendeu o pedido de casamento.
(c) não respondeu àbruxa. (d) não acreditou na bruxa.
(e) não deu um telefonema para a bruxa

2. Sobre o trecho expresso na questão anterior é correto afirmar: (1,0)
(a) trata-sede um período simples, no qual se encontra apenas uma oração coordenada assindética.
(b) é um período composto por subordinação, logo, é constituído por uma oração principal e uma oração subordinadasubstantiva objetiva direta.
(c) compreende um período composto por coordenação, o qual abrange duas orações coordenadas assindética e uma sindética conclusiva, respectivamente.
(d) trata-se de umperíodo composto por coordenação, integrado por uma oração coordenada assindética e uma oração coordenada sindética aditiva.
(e) é um período composto por subordinação, logo, é constituído por umaoração principal e uma oração subordinada substantiva objetiva indireta.

3. Na expressão: “Por ele também se apaixonou a bruxa horrenda que o pediu em casamento”, a palavra em destaque é um pronomerelativo, o qual substitui, na 2ª oração, um termo expresso na 1ª oração. Qual a função sintática que o pronome que exerce em relação ao termo antecedente? (0,5)
(a) objeto direto (b) objeto...
tracking img