Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2858 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA DO LIVRO

KLEIMAN, Ângela B.; MORAES, Silvia E. Leitura e Interdisciplinaridade: Tecendo Redes nos Projetos da Escola. Campinas: Mercado das Letras, 1999.

RESUMO DA OBRA

As propostas a serem discutidas nesta obra estão baseadas na observação direta do cotidiano da escola - onde foram examinados planos de ensino, propostas pedagógicas e livros didáticos, e foram entrevistadosprofessores e equipe de direção (coordenadores pedagógicos, diretores e vice-diretores) -, nas novas teorias educacionais, e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que sugerem contrapor a fragmentação e a linearidade do currículo à interdisciplinaridade, fazer face à alienação com a transversalidade, e neutralizar o excessivo individualismo com o trabalho coletivo.

INTRODUÇÃO

A autoraAngela Kleiman demonstra nesta obra a grande diferença existente entre a teoria e a prática no contexto escolar brasileiro. Mostra como a escola reflete e perpetua o grande problema de uma sociedade contraditória, que diz valorizar muito a educação enquanto, na verdade, empobrece, desvaloriza e menospreza seus docentes. Discorre como a escola continua sendo autoritária e cerceante, apesar da garantiada gestão democrática nas escolas públicas pelas leis de Diretrizes e Bases. Também enfatiza o fato de a escola difundir um ensino fragmentado, que valoriza o individualismo e a falta de consciência coletiva e de solidariedade, enquanto a sociedade e o mercado de trabalho cada vez mais exigem cidadãos e profissionais críticos e participativos capazes de interagir por inteiro com a realidade que ocerca, tanto na empresa quanto na comunidade.

Apesar da flexibilidade exigida em todos os níveis pela LDB, ainda prevalece o ensino baseado em livros didáticos que apresentam um conhecimento linear , seqüencial e dividido em unidades arbitrárias. O currículo tradicional escolar é alienante e individualista, nele cabe ao aluno só responder o que está previsto no material disponibilizado, semrealmente ter entendimento do que se trata. O aluno realiza atividades que não possuem nenhuma ligação com sua realidade sociocultural.

A autora apresenta sua proposta para a problemática do currículo da escola fundamental baseada na observação direta do cotidiano da escola, nas novas teorias educacionais e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, que sugerem a interdisciplinaridade e atransversalidade em contraposição ao currículo tradicional, tendo como premissa ser função mor da escola fornecer ao aluno os instrumentos necessários para que ele saiba compreender e fazer uso correto das informações complexas que recebe do mundo atual e se tornar uma pessoa capaz e plenamente ciente de suas atitudes, deveres e direitos.

Para Ângela Kleiman, a leitura , por sua natureza integradora desaberes é a chave para exercer esse papel na escola.

A autora acredita que desenvolver um trabalho escolar que articule e integre as diferentes áreas do conhecimento pressupõe uma capacidade comum – a leitura- valor, pré-requisito e, ao mesmo tempo objetivo do trabalho coletivo da escola e propõe-se a ajudar os professores do ensino fundamental, alunos de Letras e Pedagogia e de licenciatura emgeral a desenvolverem modalidades de projetos interdisciplinares com um objetivo final e comum, o desenvolvimento de leitores competentes, e com um ponto de partida também em comum, a atividade de leitura.

De acordo com a autora sua proposta parte de quatro premissas básicas:

1) Os trabalhos sobre ensino da leitura nas escolas devem enfocar questões de linguagem comuns a todos os professores detodas as disciplinas do currículo da escola e não apenas serem dirigidas aos profissionais de língua.

2) Todo professor é formador e também professor de leitura. Se a escola é a mais importante instituição na introdução do aluno nas práticas de uso da escrita na sociedade é evidente que todos os professores juntos valorizem e ensinem leitura, o que tornará mais efetiva a formação de novos...
tracking img