Leite Pereira Siqueira 2010 Lider Internacional Do Mercado 31317

7005 palavras 29 páginas
CASOS DE ENSINO EM ADMINISTRAÇÃO
LÍDER INTERNACIONAL DO MERCADO DE LUXO: O CASO LOUIS VUITTON
LOUIS VUITTON: THE MANAGEMENT STRATEGIE IN THE WORLD OF LUXURY

YÁKARA VASCONCELOS PEREIRA LEITE (yakarav@hotmail.com)
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
SÁVIO DELANO VASCONCELOS PEREIRA
INSTITUTO SUPERIOR DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO
ELISABETE STRADIOTTO SIQUEIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
INTRODUÇÃO
Em tempos de crise internacional as empresas buscam atrair consumidores adotando algumas estratégias para garantir a sobrevivência.
Muitas vezes, no âmbito do marketing, a liquidação de produtos via promoção de preços baixos é uma das ações implantadas, até mesmo pelas organizações que atuam no segmento da moda. No entanto, diferentemente dessa “onda” de oferecer descontos, a Louis Vuitton segue a estratégia de não baixar os preços, mas a de explorar mercados emergentes como Brasil, Rússia, Índia e China, o denominado bloco
BRIC.
A consultoria Bain & Company demonstrou, por meio de uma pesquisa, que o mercado de luxo nos países que compõem o Bric, mesmo passando pela conjuntura atual de crise econômica, deve crescer em média, 25% nos próximos cinco anos. “O mercado brasileiro, com faturamento estimado hoje em 1,6 bilhões de dólares ao ano, é o que deve registrar o maior aumento nesse período: cerca de 35%” (MEYER, 2008).
Esse é apenas um exemplo do direcionamento que a Louis Vuitton vem tomando para se desenvolver no mercado de luxo internacional.
Como a dinâmica do ambiente externo pode dificultar a atuação empresarial das organizações, algumas delas, buscando sobreviver e se posicionar, procuram identificar as oportunidades de negócios para utilizar as estratégias empresariais de modo adequado. Neste estudo de caso para ensino serão discutidas algumas questões a respeito da trajetória da Louis Vuitton nesse sentido. Assim, o leitor será conduzido a refletir
Administração: Ensino e Pesquisa • Rio de Janeiro • v. 11 • n. 2 • p. 297-316 • Abr/Mai/Jun 2010

Relacionados