Leishmoniose tegumentar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (630 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Protozooses são doenças causadas por organismos unicelulares pertencentes ao grupo dos protistas. Os protistas são heterótrofos (se alimentam de outro ser vivo) e podem ser encontrados praticamenteem todos os ambientes. Existem tanto espécies de vida livre, quanto parasitas. Leishmania é um gênero de protozoários da ordem Trypanosomatida, que inclui o parasita causador da leishmaniose.
ALeishmaniose Tegumentar Americana (LTA) é uma doença infecciosa, não contagiosa, causada por protozoário do gênero Leishmania, de transmissão vetorial, que invadem e se reproduzem dentro das células quefazem parte do sistema imunológico (macrófagos) da pessoa infectada, acometendo pele e mucosas. Primariamente infecta um animal e secundariamente um homem. Há cerca de vinte espécies de Leishmania quepodem causar leishmaniose cutânea.
Sinonímia: Úlcera de Bauru, nariz de tapir, ferida brava, botão do oriente.
Agente Etiológico (organismo causador da doença): há várias Leishmanias envolvidas natransmissão. No Brasil, as mais importantes são Leishmania braziliensis, Leishmania amazonensis e Leishmania (Viannia) guyanensis.
Transmissão: Picada de mosquitos flebotomíneos do gênero Lutzomya,também conhecidos como mosquito-palha ou birigui, contaminado com o protozoário.
Os mamíferos silvestres são os hospedeiros naturais do protozoário. Ao se alimentar do sangue contaminado, o mosquito-palhase infesta. Os humanos se contaminam através da picada do mosquito. Os protistas podem atingir as células cutâneas ou de outros tecidos e órgãos (leishmaniose visceral).
Leishmaniose cutânea: Após apicada do inseto os parasitas se multiplicam localmente dando origem a uma mancha avermelhada ou a um nódulo (endurecimento local) formando uma ferida de bordos elevados. As lesões são tipicamentelocalizadas em áreas expostas (face e extremidades) as lesões podem acompanhar de lesões satélites ou de ínguas, gânglios aumentados. As lesões podem permanecer por anos ou semanas geralmente deixam...
tracking img