Qualidade total

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2969 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Qualidade
Total


Alunos:



  






O QUE É QUALIDADE TOTAL?

O tema abordado nesse trabalho se trata da qualidade total, a partir de que e como surgiu essa prática, sua evolução e como ela tem influenciado as empresas.
Demonstraremos que a qualidade total de uma empresa não pode se restringir a somente um departamento, mas deve ser uma preocupação geral da mesma, o querefletira em todo o seu processo organizacional.



























Qualidade Total
Surgiu após a Segunda Guerra Mundial quando estudiosos Juran, Deming, Crosby e outros descobriram ser possível quebrar o paradigma aceito até então de que todo processo organizacional admite certo percentual de erro. A gestão pela qualidade veio, então, para buscar a excelênciaempresarial e criar um diferencial em relação às organizações concorrentes. Uma técnica da administração multidisciplinar formada por um conjunto de programas, ferramentas e métodos, aplicado no controle do processo de produção das empresas, para obter bens e serviços pelo menor custo e melhor qualidade, objetivando atender as exigências e a satisfação dos clientes, as organizações perceberam que baixaqualidade gerava perdas de negócios.
Seus primeiros movimentos surgiram e foram consolidados no Japão com os
Círculos de Controle da Qualidade, sendo difundida nos países ocidentais a partir da década de 1970, a Qualidade Total nasceu no final da década de 40, após o Japão ter sido totalmente destruído pela II Guerra Mundial, e foi introduzida na nação japonesa pelo americano William EdwardsDeming. Antes da II Guerra os produtos que o Japão fabricava eram considerados de péssima qualidade, dificilmente alguém acreditava que ao comprar um produto japonês ele duraria um bom tempo, devido a isso os produtos não tinham uma fácil aceitação no mercado mundial. A vontade do Japão em reconstruir todo o seu parque industrial e a nação como um todo, não o deixou com muitas escolhas, e naquelemomento o Dr. Deming que já conhecia o Japão, foi até lá para tentar vender as suas idéias sobre qualidade. Nos Estados Unidos o Dr. Deming também tentava passar as suas idéias sobre qualidade, mas sem obter sucesso, ele se sentia como um estranho em seu próprio país tinha poucos adeptos de sua teoria e assim, desistiu de continuar a sua luta para melhorar os produtos americanos, então Deming decidiupartir para o Japão, lá ele encontrou receptividade pelas suas idéias e como o povo japonês estava totalmente arruinado e na esperança de reconstruir o país, a Qualidade Total encontrou ali um campo fértil e duradouro. Deming sabia que a qualidade transforma e, para isso era preciso determinação e muita disciplina, e neste ponto o povo japonês tinha e tem de sobra, isso foi o principal para aqualidade começar a ser implantada em todo o Japão.




Entre os anos de 1950 e 1960, mais de 20 mil japoneses receberam treinamento em gestão da qualidade de forma bem rudimentar, os treinamentos eram oferecidos diuturnamente para as pessoas que não moravam na cidade de Tóquio, e os cursos oferecidos à noite foram dados para aqueles que trabalhavam durante o dia. Isso foi possível porque o paístinha um só objetivo: a reconstrução. A partir do final dos anos 60, o Japão já começava a incomodar o mundo pelo seu jeito diferente de administração e, também seus produtos já ameaçavam a concorrência internacional. Todo esse processo levou mais de 20 anos, mas foi levado a sério pelo povo japonês, e tinham a consciência que jamais poderiam voltar atrás. A inovação da administração japonesapela qualidade teve a preocupação de antecipar as expectativas dos clientes, reduzir custos, mas tudo isso só seria possível se os funcionários fossem treinados e valorizados, e foi o que aconteceu. As mudanças passaram necessariamente primeiro pelos empresários japoneses, que se conscientizou através de cursos, que a qualidade seria o diferencial para o crescimento. Da mesma forma, os funcionários...
tracking img