Leishmaniose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A leishmaniose visceral canina (LVC) é uma doença provocada pelo protozoário Leishmania chagasi, transmitido através da picada do mosquito Lutzomyia longipalpis contaminado, que afeta ohomem e os animais, particularmente o cão doméstico, e é motivo de pesquisa em várias partes do mundo com várias tentativas terapêuticas.
A Leishmania chagasi é um protozoário da famíliaKinetoplastida, pertencente ao Complexo Leishmania donovani, e provoca a leishmaniose visceral no continente americano. Este protozoário necessita de 2 tipos de hospedeiros, sendo um hospedeiro vertebrado (homem,canídeos) e um hospedeiro invertebrado (mosquito palha). No hospedeiro vertebrado ele penetra através da picada do mosquito infectado e alcança as vísceras (medula óssea, baço, fígado, sistemalinfático, etc) e se reproduz por fissão binária na forma amastigota. No mosquito, que se infecta ingerindo líquido tissular e sangue de um animal ou homem infectado, ele se reproduz sob a formapromastigota, permanecendo no trato digestivo do inseto. Desta forma este protozoário se mantem na natureza.
OBJETIVO
1. GERAL
Avaliar aspectos clínicos, parasitologicos, histopatologicoscorrelacionando a expressão qualitativa e quantitativa do receptor do complemento do tipo 3 (CR3- CD11b. CD18) no baço, fígado, linfonodos e pele de animais naturalmente infectados com leishmania.
2.ESPECÍFICOS
Realizar avaliações clínicas e sorológicas de todos os animais controle e naturalmente infectados. Realizar analise histopatologicas do baço, fígado, linfonodos auxiliarescervicais e poplíteos e peles do abdome, do focinho e da orelha. Avaliar quantitativamente o parasitismo tecidual por formas amastigotas de Leishmania nos orgãos, atráves das técnicas do índice da LDU e imunohistoquímica
ANÁLISE
Os testes de diagnóstico da Leishmaniose Canina devem ser realizados sempre que exista suspeita clínica da doença ou meramente como rotina. Aliás, e como a doença é muito...
tracking img