Leishmaniose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Leishmaniose
-O que é?
É uma doença parasitária causado pelo protozoário Leishmania, parasita intracelular de macrófagos, uma célula do sistema imunológico do organismo, que atinge homens, cães emuitos animais silvestres, onde ali invadem e se reproduzem.Ocorrem 2 tipos de Leishmaniose: cutânea ou tegumentar (que ataca a pele e/ou mucosas, principalmente nariz, boca e garganta) e visceral (queataca órgãos internos).Os vetores são insetos flebotomíneos hematófagos conhecidos como mosquito palha ou birigui.

-Ciclo:
De uma forma bastante simplificada, o inseto pica o hospedeiro e ingereuma forma de protozoário. No interior do inseto, esta forma se desenvolve, migrando para a proboscida (boca) do inseto que inocula em um novo hospedeiro, havendo um desenvolvimento de outro tipo deforma no interior dos macrófagos.

Leishmaniose Cutânea ou Tegumentar (LTA)
-Sinais e Sintomas
A doença cutânea apresenta-se classicamente por pápulas, que evoluem para úlceras com fundo granulosoe bordas infiltradas em moldura e que podem ser únicas ou múltiplas e são indolores. Também pode manifestar-se como placas verrucosas, papulosas, nodulares, localizadas ou difusas. A forma mucosa,secundária ou não à cutânea, caracteriza-se por infiltração, ulceração e destruição dos tecidos da cavidade nasal, faringe ou laringe.
-Agente etiológico
Há várias espécies de Leishmanias envolvidas natransmissão. No Brasil, as mais importantes são Leishmania Viannia braziliensis, Leishmania Leishmania amazonensis e Leishmania Viannia guyanensis.
-Reservatórios
Masurpiais, roedores, preguiça,tamanduá, cão, eqüinos e mulas.
-Diagnóstico
IDRM (Intradermorreação de Montenegro) positiva e/ou demonstração do parasito através do exame parasitológico direto em esfregaço de raspado da borda dalesão, ou imprint feito com o fragmento da biópsia; histopatologia; ou isolamento em cultura.

Leishmaniose Visceral
-Sinais e Sintomas
No Período Inicial - É caracterizada pelo início da...
tracking img