Leishmaniose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Leishmaniose Tegumentar Americana
Definição
A Leishmaniose tegumentar americana (LTA) é uma doença que acomete o homem e diversas espécies de animais silvestres e domésticos, podendo se manifestar através de diferentes formas clinicas.
* Cutânea - caracterizada por lesões ulcerosas, indolores, únicas ou múltiplas. Esta se inicia pequena, arredondada, profunda e com borda avermelhada,crescendo progressivamente. Pode surgir apenas uma ou em maior quantidade. Na maioria dos casos não são curadas naturalmente, e tampouco com o uso de medicamentos cicatrizantes comuns.
* Cutaneomucosa – caracterizada por lesões mucosas agressiva, evolução da forma cutânea, há a presença de feridas na região nasofaríngeas (no nariz, boca ou garganta) cujo aumento pode comprometer essas estruturas.* Cutâneo difusa – lesões nodulares não-ulceradas, surgem nódulos em várias regiões do corpo, principalmente nos membros.

Histórico

Não há dúvidas de que a leishmaniose tegumentar seja um doença antiga do homem. Descrições da leishmaniose cutânea podem ser encontradas no primeiro século d.C., na Ásia central.
No novo mundo a doença é conhecida desde há muito tempo, uma vez querepresentações de lesões de pele foram encontradas no período pré-inca no Peru e Equador, com datações referentes ao primeiro século d.C.
O primeiro a observar o parasita do gênero Leishmania foi Cunningham (1885), na Índia, em casos de leishmaniose visceral. No Brasil, a leishmaniose era conhecida por Cerqueira através de lesões de pele. Em 1908, durante a construção da Estrada de Ferro Noroeste doBrasil, em são Paulo, ocorreram numerosos casos, principalmente na cidade de Bauru, ficando conhecida por ulcera-de-bauru.
Finalmente, foram relatadas evidencias da transmissão envolvendo flebotomíneos. Ao mesmo tempo, o papel destes vetores foi evidenciado no Velho Mundo.

Aspectos Biológicos
Agente Etiológico
A LTA é uma doença causada por parasitos do gênero Leishmania. Este é umprotozoário que tem seu ciclo biológico realizado em dois hospedeiros, um vertebrado e um invertebrado.
Os hospedeiros vertebrados incluem grandes variedades de mamíferos: roedores, edentados, canídeos, o homem etc.
Os hospedeiros invertebrados são pequenos insetos do gênero Lutzomya. Existem mais de 500 espécies de flebotomíneos conhecidas, destas, apenas 30 foram comprovadas como vetor dadoença.


Morfologia
Formas Amastígotas – Apresentam-se tipicamente, ovoides ou esféricas. Não há flagelo livre, mas apenas um rudimento que está presente na bolsa flagelar, uma pequena invaginação da superfície do parasito. O tamanho varia de acordo com a espécie
Formas Promastigotas – São formas alongadas em cuja região anterior emerge um flagelo livre. O tamanho é variável mesmo dentro deuma mesma espécie, seja no tubo digestivo do inseto vetor ou em cultura, frequentemente o flagelo é maior que o corpo.
Formas paramastigotas – Apresentam-se ovais ou arredondadas com o cinetoplasto margeando ou posterior ao núcleo e um pequeno flagelo livre. São encontradas aderidas ao epitélio do trato digestivo do vetor pelo flagelo através de hemidesmossomas.

Ciclo Biológico

Asformas amastigotas de Leishmania são encontradas parasitando células do hospedeiro vertebrado, geralmente macrófagos. As formas promastigotas e paramastigotas são encontradas no tudo digestivo dos flebotomíneos livres ou aderidas ao epitélio intestinal.

A infecção do inseto ocorre quando a fêmea pica o vertebrado e juntamente ingere células parasitados com as formas amastigotas. No tratodigestivo do inseto a forma amastigota sofre divisão binaria e se transformam em promastigotas que também vão se multiplicando e durante usa migração pelo trato digestivo sofre alterações morfológicas se tornam infectantes indo através do estomago em direção á faringe do inseto.

Durante o processo de alimentação do flebotomíneo, ocorre a transmissão do parasito. Na tentativa da ingestão do...
tracking img