Leis ponderais/lavoisier

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1898 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 3 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Leis ponderais são leis que falam das massas das substâncias que participam das reações químicas. As principais leis ponderais são:
- Lei de Lavoisier ou da conservação da massa, ou da conservação da matéria;
- Lei de Proust ou das proporções constantes, ou das proporções definidas, ou das proporções fixas ou invariáveis

Lei de lavoisier

Antoine LaurentLavoisier (1743-1794) era um químico francês que em 1785 descobriu a Lei de Conservação das Massas, que recebeu o nome de Lei de Lavoisier em homenagem ao seu criador. Esse cientista foi considerado o pai da química moderna, e sua lei se baseia no seguinte:

Lavoisier fez inúmeras experiências nas quais pesava as substâncias participantes, antes e depois da reação. Lavoisier verificou que a massatotal do sistema permanecia inalterada quando a reação ocorria num sistema fechado, sendo assim, concluiu que a soma total das massas das espécies envolvidas na reação (reagentes), é igual à soma total das massas das substâncias produzidas pela reação (produtos), ou seja, num sistema fechado a massa total permanece constante.

Essa lei também pode ser enunciada pela famosa frase: "Na Naturezanada se cria e nada se perde, tudo se transforma".

Para compreender melhor a Lei de Lavoisier considere a experiência: Coloca-se 65 g de zinco dentro de um vidro contendo 98 g de ácido sulfúrico e em seguida fecha-se o vidro. Na reação química que ocorre entre as duas substâncias há formação de sulfato de zinco e desprendimento de hidrogênio. A massa do sulfato de zinco somada com a massa dohidrogênio desprendido será de 163 g.

Através do experimento podemos chegar à mesma conclusão que Lavoisier: Em um sistema fechado, quando duas ou mais substâncias reagem entre si, a massa total dos produtos é igual à soma das

massas dos reagentes. Durante as reações químicas não há criação nem perda de massa, o que ocorre é a transformação das substâncias reagentes em outras substâncias.

Ébom frisar que, depois de Lavoisier enunciar esta lei, outros cientistas fizeram novas experiências que visavam testar a hipótese proposta por ele e, mesmo ao utilizarem balanças mais modernas, de grande sensibilidade, os testes confirmaram o enunciado proposto.

Agora considere o seguinte fato: Quando um pedaço de ferro (Fe) é abandonado ao ar, vai se "enferrujando", ou seja, vai sofrendo umareação química. Se compararmos a massa do ferro inicial com a do ferro "enferrujado", notaremos que esse último tem massa maior.
Será que nesse caso a massa não se conserva?
O que acontece é que os reagentes dessa reação química são ferro (sólido) e material gasoso (proveniente do ar).

massa do ferro + massa dos gases (ar) = massa do ferro "enferrujado"

O sistema inicial é constituído porferro e ar e o sistema final por ferro "enferrujado", o aumento de massa efetivamente não existiu.

Lei de Proust

''Uma determinada substância composta é formada por substâncias mais simples, unidas sempre na mesma proporção em massa".

O químico francês Joseph Louis Proust observou que em uma reação química a relação entre as massas das substâncias participantes é sempreconstante. A Lei de Proust ou a Lei das proporções definidas diz que dois ou mais elementos ao se combinarem para formar substâncias, conservam entre si proporções definidas.

Observe: A massa de uma molécula de água é 18g e é resultado da soma das massas atômicas do hidrogênio e do oxigênio.


H2 – massa atômica = 1 → 2 x 1 = 2g
O – massa atômica = 16 → 1 x 16 = 16g

Então 18g de água temsempre 16g de oxigênio e 2g de hidrogênio. A molécula água esta na proporção 1:8.

m H2 = 2g = 1
____ ___ __

m O 16g 8

A diferença entre as Leis

a Lei da conservação da massa, elaborada por Lavoisier, é ununciada da seguinte forma:

"Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".

Ao realizar vários experimentos, Lavoisier...
tracking img