Leis de mendel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Gregor Mendel realizou experiências muito significantes para o entendimento de algumas lacunas da Teoria da Evolução, sendo que através de experimentos com ervilhas realizadas no próprio mosteiro, foram de grande importância para que conhecêssemos o mecanismo da hereditariedade. Seu objeto de estudo, a ervilha Psim Sativum, planta de fácil cultivo e ciclo de vida curto, com floreshermafroditas e que reproduzem por autofecundação, além de possuírem características simples como amarelas ou verdes, lisas ou rugosas, baixas ou altas e outras.

Realizando a fecundação entre as ervilhas verdes com as amarelas, sendo estas a geração parental, representada pela letra “P”, Gregor observou que a geração F1, ou melhor, os descendentes, eram somente de sementes amarelas. Jáautofecundação destes exemplares, chamada de F2 apresentou na proporção de 3 sementes amarelas para 1 verde, isto é, 3:1.

É a partir destes dados que Mendel considerou que as sementes verdes como recessivas e as amarelas como dominantes. Realizando um tipo de análise para outras características da planta, percebeu que em todos os casos resultavam na mesma proporção, então deduziu que:

-Ascaracterísticas hereditárias são apresentadas pro fatores herdados dos pais (amarela) e das mães (verde) na mesma proporção;
-Os indivíduos de linhagem pura conta com todos os gametas iguais, onde os híbridos desenvolverão dois diferentes, e também na mesma proporção;
-Tais fatores se separam da formação e gametas;

Então, conclui-se que a Lei de Mendel considera que “Cada caráter é determinado por um parde fatores genéticos denominados a eles, onde estes, na formação dos gametas, são separados e, desta forma, pai e mãe transmitem apenas um para seu descendente.”
http://www.blogdicas.net/resumo-da-lei-de-mendel/


A primeira Lei de mendell
A primeira lei de Mendel, chamada de lei da segregação ou lei da pureza dos gametas, pode ser enunciada da seguinte forma: na formação dos gametas, ospares de fatores se segregam.
Resultados em F¹---> Todas as sementes obtidas em F¹, foram amarelas, portanto iguais a um dos pais. Uma vez que todas as sementes eram iguais, Mendel plantou-as e deixou que as plantas quando florescessem, autofecundassem-se, produzindo assim a geração F².

Resultados em F²--> As sementes obtidas na geração F² foram amarelas e verdes, na proporção de 3 para 1,sempre 3 amarelas para 1 verde. Inclusive na análise de dois caráteres simultaneamente, Mendel sempre caía na proporção final de 3:1.

Interpretação dos resultados--> Para explicar a ocorrência de somente sementes amarelas em F¹ os dois tipos em F², Mendel começou admitindo a existência de fatores que passassem dos pais para os filhos por meio dos gametas. Cada fator seria responsável peloaparecimento de um caráter. Assim, existiria um fator que condiciona o caráter amarelo e que podemos representar por V (maiúsculo), e um fator que condiciona o caráter verde e que podemos representar por v (minúsculo). Quando a ervilha amarela pura é cruzada com uma ervilha verde pura, o híbrido F¹ recebe o fator V e o fator v, sendo portanto, portador de ambos os fatores. As ervilhas obtidas em F¹ eramtodas amarelas, isso quer dizer que, embora tendo o fator v (minúsculo), esse não se manifestou. Mendel chamou de "dominante" o fator que se manifesta em F¹, e de "recessivo" o que não aparece. Utiliza-se sempre a letra do caráter recessivo para representar ambos os caráteres, sendo maiúscula a letra do dominante e minúscula a do recessivo. Continuando a análise, Mendel contou em F², o número deindivíduos com caráter recessivo, e verificou que eles ocorrem sempre na proporção de 3 dominantes para 1 recessivo. Mendel chegou a conclusão que o fator para verde só se manifesta em individuos puros, ou seja com ambos os fatores iguais a v (minúsculo). Em F¹ as plantas possuíam tanto os fatores V quanto o fator v sendo, assim, necessariamente amarelas. Podemos representar os indivíduos da...
tracking img