Leia a apostila do curso de selvino josé asmann, das págs. 61 a 80 e responda às três atividades propostas na pág. 81

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Gabriel Fernandes Pimenta Matrícula: 13113110192

Leia a Apostila do Curso de Selvino José Asmann, das págs. 61 a 80 e responda às trêsatividades propostas na pág. 81.
1. Procure descrever a distinção entre o conceito socrático e o platônico de filosofia, e indique quais são as consequências práticas de cada um dos conceitos na vida deum administrador público.
Resposta:
Com relação as distinções nos conceitos de Sócrates e Platão , podemos citar que, enquanto o primeiro abrange a busca da sabedoria, sempre procurando a verdade,tendo na filosofia não só o saber, mas também o modo de viver, o segundo tem a verdade como posse e, é necessário coloca-lá em prática, resolvendo os problemas de maneira definitiva.
Diante dessesconceitos, as implicações práticas na vida de um administrador público, pode ser entendida, como a busca incessante pelo conhecimento, aprofundando seus estudos na área, tornando-se um especialista noassunto, aprofundando o saber, alicerçando suas decisões de maneira coesa para alcançar suas metas e objetivos que lhe são propostos.

2. O que podemos pensar a respeito da tese de Platão de que omelhor governante é quem sabe mais? Qual é, afinal, a relação entre verdade e bem, entre saber a verdade e fazer o bem? Quem sabe mais será necessariamente um governante melhor?

Resposta:
Estaafirmação encontrou críticas de outros autores (Hannah Arendt e Kant), e juntamente com estas críticas, nos leva a refletir os dois pontos de vista, por um lado o governante tem que possuir sim oconhecimento de sua função, mas não necessariamente tem que saber mais, é importante a opinião democrática acerca de um bom governante, ele não é constituído apenas da virtude do saber, do conhecimento, mastambém do modo de ser e de viver, o que também contagia o povo.
Na relação verdade e o bem, não necessariamente quem alcança a verdade sempre fará o bem, como na passagem da critíca da autora...
tracking img