Lei do consumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade: Questões dissertativas
Início: 24 de Setembro de 2012 - 15h 00min
Término: 08 de Outubro de 2012 - 23h 00min


PARTE 2 - (5 PONTOS) PERGUNTA 1 - O governo de uma determinada cidade,diante de um aumento inesperado dos gastos públicos, decide aumentar os impostos sobre alguns produtos para que o aumento da arrecadação possa suprir os gastos governamentais. Assim, manda realizaruma pesquisa para descobrir a elasticidade-preço da demanda de alguns bens produzidos e consumidos na cidade, e obtém os resultados da tabela abaixo.
Produto/ BEM ELASTICIDADE PREÇO DEMANDA
CalçaJeans 0,5
Camisas 1,0
Calçados 5,6
Milho 3,2
Feijão 0,2

Diante das informações fornecidas, e sabendo que o governo criará impostos sobre apenas dois desses bens, indique sobre quais delesdeveria recair um aumento dos impostos para que essa medida alcançasse maior eficácia (pensando somente no conceito de elasticidade). Explique sua resposta.


Resposta:
Entendo que os produtos quedevem ter aumento de impostos sejam CALÇA JEANS e FEIJÃO pois, de acordo com o valor de Ep são considerados bens de primeira necessidade. Como os bens de primeira necessidade não deixam de sercomprados (ao contrário dos bens de luxo) podem aumentar a arrecadação da cidade.

















PERGUNTA 2 - Leia com atenção os trechos da reportagem abaixo, de EFE, publicada nocaderno Economia do jornal O Estado de S. Paulo em 01/03/06, e explique quais os objetivos do McDonald´s aplicando os conceitos de oferta e demanda e seus deslocamentos. Não é necessário fazer o gráficopara a entrega, mas acredito ser importante fazer em casa para aprimorar o raciocínio.

\"McDonald´s fechará 25 restaurantes no Reino Unido - A rede estima que a decisão custará cerca de 33,6 milhõesde euros. LONDRES - A rede de fast-food McDonald´s fechará 25 de seus restaurantes no Reino Unido. A informação está em um relatório da companhia apresentado à Comissão de Valores dos Estados...
tracking img