Lei de stevin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivo
Verificar que em um fluido homogêneo e incompressível em equilíbrio sob a ação da gravidade, a pressão cresce linearmente com a profundidade.

Introdução Teórica
Nos estados liquido egasoso, a maior mobilidade das moléculas é responsável:
• Pela forma indefinida dos líquidos e gases;
• Pelo volume indefinido dos gases;
• Pela capacidade de escoamento – fluidez – apresentada peloslíquidos e gases. Dessa característica decorre o fato de denominarmos os líquidos e gases, genericamente, de fluidos.
Consideremos uma superfície de área A sobre a qual se distribuiperpendicularmente um sistema de forças resultante igual a F.
Definimos pressão média na superfície em questão, o quociente entre o modulo da força e a área da superfície considerada.
Na superfície terrestre, todosos corpos estão submetidos à pressão exercida pela mistura de gases que compõem a atmosfera. A pressão atmosférica origina-se da atração exercida pela Terra sobre esses gases, ou seja, do seu peso.Ao nível do mar, a 0ºC, e em um local onde g = 9,81m/s², a pressão atmosférica (p0) vale 1atm.
Em um fluido estático, sob a ação da gravidade terrestre, as forças são perpendiculares à superfícieterrestre. Caso exista uma força resultante em uma porção do fluido, esta porção do fluido entrará em movimento. A razão é que um fluido pode escoar, ao contrário de um objeto rígido. Se uma força foraplicada a um ponto de um objeto rígido, o objeto como um todo sofrerá a ação dessa força. Isto ocorre porque as moléculas (ou um conjunto delas) do corpo rígido estão ligadas por forças que mantêm ocorpo inalterado em sua forma. Logo, a força aplicada em um ponto de um corpo rígido acaba sendo distribuída a todas as partes do corpo. Já em um fluido isto não acontece, pois as forças entre asmoléculas (ou um conjunto delas) são muito menores. Um fluido não pode suportar forças de cisalhamento, sem que isto leve a um movimento de suas partes.
Considerando um liquido em equilíbrio no...
tracking img