TEOREMA DE HIDROST TICA

958 palavras 4 páginas
FACULDADE PITÁGORAS

TEOREMA FUNDAMENTAL DA HIDROSTÁTICA
LEI DE STEVIN / LEI DE PASCAL
FENÔMENOS DE TRANSPORTE

JÉSSICA ROBERTA DE SOUZA BATISTA RA: 474833
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – 5º SEMESTRE

MILTON
DOCENTE

MARÇO / 2014
VOTORANTIM – SP
SUMÁRIO
PÁG
1. INTRODUÇÃO 3
2. SOBRE A LEI DE STEVIN 4
3. APLICAÇÕES 4
3.1. VASOS COMUNICANTES 5
4. LEI DE PASCAL 5 4.1. APLICAÇÕES DO PRÍNCIPIO DE PASCAL 5 4.2. APLICAÇÕES 6
5. CONCLUSÃO 7
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7

1. INTRODUÇÃO

É chamado de Teorema de Stevin ou Lei de Stevin em homenagem a Simon Stevin (1548-1620). Um físico e matemático belga que concentrou suas pesquisas nos campos da estática e da hidrostática, no final do século 16, e desenvolveu estudos também no campo da geometria vetorial. Entre outras coisas, ele demonstrou, experimentalmente, que a pressão exercida por um fluído depende exclusivamente da sua altura.
A lei de Stevin está relacionada com verificações que podemos fazer sobre a pressão atmosférica e a pressão nos líquidos. Como sabemos, dos estudos no campo da hidrostática, quando consideramos um líquido qualquer que está em equilíbrio, temos grandezas importantes a observar, tais como: massa específica (densidade), aceleração gravitacional local (g) e altura da coluna de líquido (h).

2. SOBRE A LEI DE STEVIN

A lei de Stevin está relacionada às verificações que podemos fazer sobre a pressão atmosférica e a pressão nos líquidos. Como sabemos, dos estudos no campo da hidrostática, quando consideramos um líquido qualquer que está em equilíbrio, as grandezas a considerar são: massa específica (densidade), aceleração da gravidade (g), e altura da coluna de líquido (h).

O teorema de Stevin diz que “A diferença de pressão entre dois pontos de um fluído em repouso é igual ao produto do peso específico do fluído pela diferença de cota entre os dois pontos

Relacionados