Lei de beer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1090 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

LEI DE BEER


ITAJUBÁ, Maio de 2012.

1 OBJETIVO
Fazer leituras de absorbância e transmitância em relação ao comprimento de onda de acordo com a solução estudada.

2 INTRODUÇÃO
2.1 ABSORBÂNCIA
Absorbância, também chamada de absorbância ou absorvência, é a capacidade intrínseca dos materiais em absorver radiações em frequência específica. Usualmente,tal propriedade é empregada na análise de soluções em química analítica, já que a absorbância é proporcional à espessura de uma amostra e a concentração da substância nesta, em contraste à transmitância I / I0, a qual varia exponencialmente com a espessura e a concentração.
2.2 TRANSMITÂNCIA
Transmitância é a fração da luz incidente com um comprimento de onda específico, que atravessa uma amostrade matéria. É um fenômeno relacionado diretamente à absorbância. Consiste na passagem inalterada de radiação pela matéria, ocasionada pela saturação desta energia.
2.3 ABSORTIVIDADE MOLAR OU ESPECÍFICA

A = ebc :
 
e = A / bc-  "e é uma medida da quantidade de luz absorvida por unidade de concentração"
 
É a capacidade que um mol de substância em absorver luz a um dado comprimento de onda,ou em outras palavras, o quão fortemente uma substância absorve radiação a uma determinada frequência desta. A absortividade molar (e) é uma grandeza característica da espécie absorvente, cuja magnitude depende do comprimento de onda da radiação incidente. O termo c é a concentração da espécie absorvente e b, a distância percorrida pelo feixe através da amostra, de modo que se a concentração dasolução é reduzida para a metade, também a absorbância cairá pela metade.

2.4 RAIO X
O raio X é um tipo de radiação eletromagnética com frequências superiores às radiações ultravioletas, ou seja, maiores que 1018 Hz, que são obtidos através de um aparelho chamado de Tubo de Coolidge. Esse é um tubo oco, evacuado e que contém um cátodo em seu interior. Quando esse cátodo é aquecido por umacorrente elétrica, que é fornecida por um gerador, ele emite grande quantidade de elétrons que são fortemente atraídos pelo ânodo, chegando a este com grande energia cinética. Quando eles se chocam com o ânodo, transferem energia para os elétrons que estão nos átomos dos ânodos. Os elétrons com energia são acelerados e então emitem ondas eletromagnéticas que são os raios X.

2.5 RAIOS INFRAVERMELHOSRadiação infravermelha é uma parte da radiação eletromagnética cujo comprimento de onda é maior que o da luz visível ao olho do ser humano, porém menor que o das microondas, consequentemente, tem menor frequência que a da luz visível e maior que a das microondas. O vermelho é a cor de comprimento de onda mais larga da luz visível, compreendida entre 700 nanômetros e um milímetro.

2.6 RAIOSULTRA-VIOLETA

A radiação emitida pelo sol é composta por ondas eletromagnéticas de diversos comprimentos. Ao conjunto dessas ondas é dado o nome de espectro luminoso. A luz que podemos enxergar, chamada luz visível, corresponde apenas a uma pequena faixa do espectro e vai do comprimento de onda vermelho até o violeta.
As ondas abaixo do vermelho são denominadas de raios infravermelhos e aquelasacima do violeta correspondem à radiação ultravioleta. Esses tipos de raios não são visíveis ao olho humano.

3 PARTE EXPERIMENTAL
3.1 MATERIAIS E SUBSTÂNCIAS
- Espectrofotômetro visível;
- 2 Cubetas de vidro;
- Soluções de azul de metileno;
3.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Foi colocada agua destilada numa cubeta de vidro, devidamente limpa externamente. Foi inserida a cubeta de vidro comagua no espectrofotômetro visível, foi ajustado então o espectrofotômetro pra 0.00 com o botão seletor marcado em 0%T, ainda neste botão seletor foi ajustado com o auxilio de 100%T fino e 100%T para 100.00. Após esse procedimento retornamos ao botão seletor na marcação 0%T e foi retirada a cubeta de vidro com água, para que a solução a ser analisada fosse colocada.
Para a construção do espectro de...
tracking img