Legiao urbana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2869 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade de língua portuguesa:
Como se não houvesse o amanhã


INTRODUCAO
O livro retrata alguns contos que foram inspirados nas musicas do grupo Legião Urbana, onde Renato Russo fala muito dos fatos reais ocorridos na sua vida e na sua vivência entre amigos e família. Critica a sociedade, a politica e a forma como os governantes lideram o nosso país. O livro tem como objetivo fazer comque os leitores tenham uma visão critica do mundo atual. O livro é destinado principalmente ao publico jovem que tenha maturidade para discernir o certo do errado.
Neste trabalho iremos discutir com os colegas a analise especifica dos personagens e da linguagem, os ambientes retratados nos contos e sobre o narrador e o enredo.
Falaremos sobre a fidelidade a obra literária e comparação critica.Faremos uma analise do livro como um todo. Depois a exploração e por fim uma produção textual retratando um conto social ou de amor.

ANALISE ESPECÍFICA
Os personagens e a linguagem
A)Em relação aos protagonistas, houve acerto na caracterização dos personagens? Explique.
Sim, podemos perceber isso pelos personagens do conto assim como na música, se comprova que são um casal, onde um se completaao outro, formando uma relação de confiança muito forte, os dois estão sempre juntos, porém, a mulher ajudou muito o seu parceiro e ela queria algo a mais nessa relação, ela fazia muitos planos para o seu futuro com o homem, enquanto ele era egoísta, não a ajudou de mesma forma e não pensava em um futuro, ele “só queria estar ali”.

B)Todos os personagens da canção representam a mesmaimportância que no conto? São os mesmos personagens? Há acréscimo de personagens? Qual o papel deles na construção do enredo?
Sim, o casal da música, por exemplo que protagoniza o conto. Sim, um casal de homem e mulher.

C)Em que sentidos a transposição para o conto ganhou ou perdeu para a obra original, nesse aspecto?
A partir do conto não existem coisas subentendidas, coisas quem tem váriasinterpretações, como por exemplo na música, assim você poderá ter uma clara noção do que ocorre nos momentos, dos sentimentos e os pensamentos os personagens sofrem.

Os espaços
A)O ambiente externo retratado na música coincide com o espaço do conto? Como? Explique.
Na música, não é citado o espaço onde está se passando, nela diz apenas que as personagens se agarravam uma a outra e assim, elas ficamsempre juntas e o que ocorre no conto, já que se encontram morando juntas mesmo que em outro país.

B)A construção dos espaços citados na música, foram devidamente explorados pelo autor do conto? Explique.
Sim, devido não ter o espaço retratado na música o autor poderia até colocar o local que quisesse, sendo assim, os espaços citados na música foram muito bem explorados, se pensar que o localescolhido foi algo criativo e difícil de se pensar de primeira vez, já que os personagens não estavam em seu local de nascença, mas sim em outro país.

C)Houve, no conto, acréscimo ou suspensão de passagens da obra original? Se houve, esses recursos respeitavam a questão do “espaço” original? Exemplifique.
Sim, como por exemplo, o homem no conto não responde a mulher dizendo “quem tem medo évocê”, e não ocorreu uma briga de coisas que não deviam ser ditas por ninguém no conto, o homem simplesmente preferiu permanecer calado a maior parte do tempo no conto, mas nada disso alterou o verdadeiro espaço. (que era inexistente).

O enredo e o narrador
A)Todos os episódios da música foram apresentados na peça? Exemplifique e explique.
Não, na peca não se retrata a mulher ensinando nada aseu parceiro, ou, o tratando “como um rei” e também na peça não a mostra “terminando o que ele não começou”. Mas, por mais que isso não esteja explicito, pode-se deduzir todas essas afirmações.

B)Qual é o eixo central da musica? E qual é o eixo central do conto? Houve mudanças? Por quê? Explique. Exemplifique.
Na música, o homem destaca que a mulher estava muito apressada na relação...
tracking img