Lazer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (558 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Diversas visões em relação ao lazer
Muitas são as tentativas de definição e conceituação de lazer, assim como as possibilidades de explica-lo. A sua vivência pressupõe determinadasatividades relacionadas à cultura universal produzida pelo homem.
Segundo Padilha existe dois tipos de abordagens sobre o lazer, sendo a Fundamentalista: onde o lazer é visto como algonecessariamente bom em oposição ao trabalho; e a Marxista: em que o trabalho e o lazer são atividades complementares e não opostas.
Sobre as abordagens funcionalistas de lazer, Marcellinosugere a seguinte classificação: românticas e moralistas, compensatórias e utilitaristas. Para Marcellino distinguem-se duas linhas entre os estudiosos do lazer: a) a fundamentada na variável da atitude,que considera o lazer um estilo de vida; e b) a que se opõe esse tempo liberado de trabalho e de outras obrigações sociais de “tempo livre”.
Para Dumazedier o lazer é um conjunto deocupações ao qual o indivíduo pode entregar-se de livre vontade para fazer diversas coisas, após livrar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais.
Na concepção de lazer destes autoresestá ausente uma abordagem da interferência do Estado na definição de políticas públicas para o lazer e também de uma abordagem classista de lazer.
Nas abordagens sobre o lazer tem sidodestacado o seu papel de recuperar as pessoas para que elas possam refazer e compensar os desgastes das atividades obrigatórias. Assim, ele é compreendido como remédio que visa curar os males sociais.Esta é a abordagem funcionalista.
Na abordagem Marxista o método de análise utilizado é o materialismo histórico – dialético, que compreende a sociedade tomando como base as condiçõesmateriais e econômicas da existência sendo o homem compreendido como um sujeito que constrói e reconstrói a história ao mesmo tempo em que faz o mesmo consigo. Sendo este processo repleto de conflitos...
tracking img