lazer e travbalho

632 palavras 3 páginas
O lazer é um direito do cidadão e um dever do Estado. Atualmente há pouca ênfase política para o setor do lazer,sendo que, cabe a este priorizar ações para prover condições efetivas de acesso a essadimensão. Isto também ocorre devido à falta de equipamentos e locais específicos a essa prática.Ainda deve-se à falta de uma cultura do lazer, que incorpore essa dimensão na vida de todas as pessoas.O lazer causa benefícios, provoca satisfação no individuo.
Em 1948, com a Declaração Universal dos Direitos do Homem proclamada pelas Nações Unidas, o direito ao lazer passa a ser trabalho do homemjá não passou a ser ditado pela natureza, e sim pela necessidade de produção.
Com consequência, pessoas buscam formas alternativas de complementar a renda domiciliar, não utilizando o tempo livrepara descanso ou lazer. A partir dessa ideia percebe-se que nem todo tempo em que se está trabalhando é um período de lazer. Assim como os demais direitos sociais expressos no artigo 6° da ConstituiçãoFederal, o direito ao lazer é de considerável importância social para as pessoas, pois segundo o juiz do trabalho Antônio Cavalcante da Costa Neto citando Amauri Mascaro Nascimento, o lazer atende asseguintes necessidades humanas: Necessidade de libertação, opondo-se à angustia e ao peso que acompanham as atividades não escolhidas livremente. Necessidade de compensação, pois a vida atual é cheiade tensões, ruídos, agitação, impondo-se a necessidade do silêncio, da calma, do isolamento como meios destinados a contraposição das nefastas consequências da vida diária do trabalho. O lazer é um direito do cidadão e um dever do Estado. Atualmente há pouca ênfase política para o setor do lazer,sendo que, cabe a este priorizar ações para prover condições efetivas de acesso a essadimensão. Isto também ocorre devido à falta de equipamentos e locais específicos a essa prática.Ainda deve-se à falta de uma cultura do lazer, que incorpore essa dimensão na vida de todas as pessoas.O lazer causa benefícios,

Relacionados

  • Linguas no mercado de trabalho
    1492 palavras | 6 páginas
  • Economia aula
    5433 palavras | 22 páginas
  • Engenheiro sênior
    30902 palavras | 124 páginas
  • Projeto de unidades produtivas
    33754 palavras | 136 páginas