Economia aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nota de aula nº 01 - Introdução a Economia (conceitos iniciais)
1 Por que estudar economia?
A realidade econômica permeia os mais diferentes aspectos da vida e da sociedade. Sua compreensão é fundamental para o entendimento do mundo cotidiano e para melhorar o processo de tomada de decisão, tanto no plano pessoal quanto no profissional.
Durante todo o ciclo de vida as pessoas são afetadaspelas condições econômicas da comunidade em que vivem. As roupas que vestem, os alimentos que comem, a escola que frequentam, o salário que recebem, os problemas do desemprego e da inflação, são todos fatores ligados diretamente às condições econômicas. Nesse sentido, o conhecimento dos principais elementos da teoria econômica e de suas aplicações contribui para encontrar a resposta para uma sériede questões do dia a dia.
Quem já não fez uma série de perguntas relacionadas à condição econômica dos países e das pessoas e para as quais, provavelmente, não encontrou respostas ou teve difuculdades em encontrar respostas satisfatórias. São perguntas do tipo: Por que existem umas poucas economias ditas desenvolvidas enquanto em um elevado número de países as condições de vida ainda são bastanteprecárias, onde muitas pessoas ainda enfrentam o problema de não ter moradia nem alimentação adequadas? Como melhorar o perfil da distribuição de renda e reduzir a pobreza no Brasil? Por que algumas pessoas recebem altos salários, enquanto outras ganham apenas o suficiente para a sua sobrevivência? Por que existe tanto desemprego? Por que o nordestino possui uma renda per capita muito inferior àdo paulista? Por que a expansão da moeda e do crédito pode gerar inflação? Por que aos primeiros sinais de elevação da inflação o Banco Central cogita uma elevação da taxa de juros? Por que o crescimento brasileiro tem sido baixo nos últimos anos em compração ao verificado nas décadas que se seguiram ao pós-guerra? Por que a carga tributária brasileira é tão elevada? Como pode uma desvalorizaçãocambial conduzir a uma melhoria na balança comercial? Até onde juros altos reduzem o consumo e estimulam a poupança? Por que a alta de preço do cafezinho reduz a demanda de açucar? Por que estudar economia quando o lazer é mais atraente?
O estudo da Economia, além subsidiar a compreensão de todos esses problemas, fornecendo respostas a essas e a diversas outras questões, pode proporcionar ummelhor entendimento de como funciona o sistema socioeconômico, bem como identificar o que pode ser feito para prevenir, corrigir ou pelo menos aliviar problemas como a pobreza, o desemprego e a inflação.
Profissionalmente, várias áreas de atuação se utilizam de conceitos e aplicações da economia de forma rotineira. É o caso de administradores de empresas, contadores, financistas, advogados,jornalistas (em especial aqueles que cobrem a área econômica) etc. Nesse contexto, o conhecimento dos principais elementos da ciência econômica não apenas representa um diferencial no mercado de trabalho, mas também é fundamental para o sucesso nos negócios.
Além disso, estudar e compreender a realidade econômica da sociedade amplia significativamente os horizontes do conhecimento sobre o país e sobre omundo. Tembém permite exercer melhor e de maneira mais efetiva a cidadania. Conhecer economia, por exemplo, contribui para uma melhor comapreensão e julgamento das propostas econômicas de cada candidato em um processo eleitoral.
Atualmente o conhecimento sobre assuntos econômicos se faz necessário mais do que nunca, uma vez que a maior parte dos complexos problemas das sociedades modernas, taiscomo globalização, a pobreza e a questão do meio ambiente, entre outros, estão atrelados a problemas de natureza econômica.
Montela (2005, p. 5) compara a Economia com o mar e as empresas com os navios, portanto, quanto mais os comandantes dos navios (administraores) entrenderem as condições do mar (da Economia), mais fácil será comandar seus navios (suas empresas).

2 Origem da Ciência...
tracking img