Laudo pericial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ex.mo Sr. Dr. Juiz da 2ª Vara do Trabalho de / SP







Ação – Reclamação Trabalhista








ARMANDO LINEO CAMPOS, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Assistente Técnico Pericial, nomeado nos autos do processo de Ação de Reclamação Trabalhista, vem apresentar a V. EX.a as seguintes:






OBSERVAÇÕES



1. INTRODUÇÃO

Objetivo da Perícia.
- Certificar averacidade dos fatos que concorreram para o acontecimento do acidente, analisando as circunstâncias de modo a permitir a aplicação da legislação cabível.

Trabalhos Periciais.
- Realizado no dia 04.05.2011 às 8h, na localidade denominada “Deposito de lixo”, localizada na zona rural do município de – SP.

Participantes.
Armando Lineo Campos – Tecnico de Segurança do Trabalho


Foram realizadosprocedimentos de içamento (basculamento do contêiner) e descarregamento, no caminhão CRL-04, o mesmo envolvido no acidente do dia 08.09.2009, as operações foram realizadas com o contêiner vazio.
O Sr. Perito solicitou que se fizessem os mesmos procedimentos com o contêiner carregado, de comum acordo, tendo em vista a alteração física e condições do local do acidente, foi marcada a continuação daperícia, para o aterro sanitário localizado no município de , para as 08h do dia 05.05.2011.

Na data, local e hora marcada na presença dos participantes.


Novamente foram realizados:
- Procedimentos de içamento (basculamento do contêiner) e descarregamento por diversas vezes.
- Condutor – Sr.
- Veiculo Marca / Modelo – Mercedes Benz – Axor 2831
- Placa / Identificação da empresa –
- Pesolíquido no container – 13520 Kg de lixo
- Medições: – Quanto o pneu dianteiro deslocou-se do solo = 21 cm
– Altura da alça até o solo = 1,40 m


2. METODOLOGIA
A metodologia aplicada constituiu em analisar as atividades laborativas desenvolvidas pelo Reclamante, principalmente na operação de içamento.

Operação de alinhamento
- O condutor posiciona-se na cabine, alinhaos retrovisores, coloca o cinto de segurança e inicia o procedimento para colocar o caminhão em movimento.
- O caminhão esteve estacionado e alinhado ao contêiner a uma distancia de 1,5 m.
- Acionando os comandos, a Torre de Içamento recua até o final do curso, sendo que este modelo era dotado de rolete estabilizador que é liberado automaticamente, quando se executa a operação de movimentaçãoda Torre, o rolete estabilizador tem a função de manter o equipamento estável. O dispositivo rolete estabilizador existia na ocasião do acidente. O dispositivo existente, hoje, consiste em um pistão que calça o feixe de mola.
- Colocando-se o caminhão em marcha à ré, com o gancho de Içamento alinhado e na altura da alça do contêiner, de forma que haja o acoplamento (engate).
- O condutor desce doveiculo confirma o engate retornando à cabine recolocando o cinto de segurança e estando pronto para iniciar a próxima etapa que é o içamento do contêiner.

Operação de Içamento
- Acionando o comando o gancho de Içamento eleva-se trazendo para cima do chassi de forma que o contêiner fique apoiado.
- Deixando o freio destravado o caminhão é encaminhado para baixo do contêiner, tornando aoperação mais fácil.
- Efetuando o movimento de retorno da Torre de Içamento até o final do curso.
- Ativa trava de segurança.

Operação de descarregamento
- Basicamente é feita de modo inverso ao do Içamento

O condutor deveria seguir as condutas exigidas uma vez que sua habilitação para conduzir veículo automotor foi apurada por órgão/entidade competente e preencheu os requisitos necessários,estando assim o equipamento sob sua responsabilidade. Dessa forma durante todo o processo operacional o condutor deve utilizar o cinto de segurança, fato que o Reclamante não cumpriu, conforme informou ao Sr. Perito na ocasião da perícia.

O Reclamante embora com pouco tempo de trabalho na empresa, era profissional experiente, pois já havia trabalhado em outra empresa por um período de um...
tracking img