Laudo htp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário São Camilo – ES
ALUNO (a): Fabrícia da Silva dos Santos MATR. Nº.: 202017
CURSO: Psicologia TURMA: 4ºA
PROFESSOR (a): Daniele de Souza Garioli
DISCIPLINA: Fundamentos em Neuropsicologia

Exercícios Domiciliares

Tarefa:
1)A partir dos textos, fale sobre o que é Neuropsicologia; seus objetivos efunções; e o campo de atuação.
A Neuropsicologia é uma aplicação da psicologia e da neurologia que estuda relações entre o cérebro e o comportamento humano, se dedica a investigar diferentes lesões que causam déficits em diferentes áreas do cérebro. Possui como objetivo teórico ampliar modelos conhecidos e criar hipóteses sobre as interações cérebro comportamentais, trabalhando com indivíduosportadores ou não de transtornos que envolvem a cognição e o cérebro, além da teoria, aborda objetivos práticos que levantam dados clínicos que permitem diagnosticar tipos de intervenção, de reabilitação particular e específica para determinados grupos de pacientes.
As funções que são investigadas na avaliação neuropsicológica incluem a memória que é uma das funções cognitivas mais utilizadas pelo serhumano; a linguagem, função que utilizamos todos os dias a fim de nos comunicar; a percepção que se constitui de processos pelos quais o sujeito é capaz de reconhecer, organizar e dar significado a um estímulo do ambiente através dos órgãos sensoriais e as funções executivas que compreendem um conceito neuropsicológico que se aplica ás atividades responsáveis pelo planejamento e execução de tarefas.Portanto, a Neuropsicologia atua no diagnóstico de doenças neurológicas e psiquiátricas, como demências, distúrbios de aprendizagem, AVC, depressão, transtorno bipolar, além de atuar no tratamento das mesmas.

2)Explique o que é Agnosias, Agrafias, Alexias, Apraxias e Assomotognosia.
Agnosias é um grupo de distúrbios da percepção que se refere á perda da capacidade de reconhecimento deestímulos nas modalidades sensoriais visual auditiva e na ausência de comprometimento do nível de consciência e da sensibilidade. Agrafias é a inabilidade adquirida de produzir linguagem escrita apesar da presença da linguagem oral, da leitura e de controle de movimento normal. Apraxias consistem na incapacidade de realização de atos motores sob comando ou imitação, na ausência de déficit de compreensão,de sensibilidade ou da força muscular, sendo caracterizadas por lesões parietais. Alexias se referem á perda da capacidade de reconhecimento de palavras escritas e através dos métodos de neuroimagem pode - se detectar lesões no território de irrigação da artéria cerebral posterior esquerda.

Centro Universitário São Camilo – ES
ALUNO (a): Fabrícia da Silva dos Santos MATR. Nº.:202017
CURSO: Psicologia TURMA: 4ºA
PROFESSOR (a): Gabriela de Brito Martins
DISCIPLINA: Vivência Corporal da Identidade Pessoal e Profissional

Exercícios Domiciliares

Tarefa:
1)Cite e explique os segmentos corporais propostas por Reich.
Os segmentos desenvolvidos por Reich a partir de 1933 foram descoberto por sua percepção do inconscientehumano presente nas tensões musculares. Assim, Reich desenvolveu sete segmentos corporais: Segmento Abdominal compreende os músculos abdominais, como das costas e laterais do tronco, sendo que é nos músculos lombares onde se encontra o medo de ser atacado, portanto o exercício de respiração abdominal promove paz e relaxamento. Segmento Diafragmático apresenta no músculo orifícios que permitem apassagem da aorta, do esôfago e da veia cava inferior, esse músculo se põe em funcionamento e se constrói no momento da passagem da vida fetal logo sua manifestação emocional ligada ao funcionamento do diafragma é a ansiedade. No Segmento Torácico sabemos que a respiração é importante, então ao participamos de alguma dinâmica em grupo pode acontecer de diminuir a expiração e construir um...
tracking img