Laudo ergonomico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Pele:
A pele é considerada o maior órgão do organismo humano, representando cerca de 15% do peso seco total do corpo e exercendo funções vitais para a manutenção do equilíbrio e da homeostase corporal. Recobre o organismo, protegendo-o da perda excessiva de água e do atrito, recebe estímulos do ambiente e colabora com mecanismos para regular sua temperatura, além de ser um importante sítio dereceptores sensoriais (VILELA, 2008). A função principal da pele é a proteção do organismo dos agentes agressores externos (microorganismos, água e luz solar excessiva). É responsável também pela hidrorregulação (evitando a entrada e a saída excessiva de líquidos); termorregulação (manutenção da temperatura corporal em níveis adequados); absorção cutânea (realiza a síntese de melanina, queratinae vitamina D); sensibilidade (possui inúmeros receptores cutâneos de calor, frio, pressão, tato, vibração). A pele é composta por duas camadas principais: a epiderme (camada superficial composta por tecido epitelial) e a derme (camada profunda composta por tecido conjuntivo denso e irregular). A epiderme é a camada mais externa da pele, formada por tecido epitelial de revestimento estratificado dotipo pavimentoso. Não possui rede de irrigação sanguínea própria, sendo nutrida, por difusão, pela derme.

2. A Hipoderme:

A hipoderme é uma camada de tecido subcutâneo localizada abaixo da derme. Não faz parte da pele, porém serve como suporte para suas estruturas. É formada por tecido conjuntivo dos tipos frouxo e denso. Compõe-se por duas camadas: areolar (mais superficial e composta poradipócitos globulares e volumosos) e lamelar (profunda, é o local onde ocorre aumento de espessura no ganho de peso) (GUIRRO e GUIRRO, 2002).

3. Anexos da Pele:
São consideradas estruturas anexas à pele: os pelos, as unhas e as glândulas sudoríparas e sebáceas. Os pelos são originados de uma invaginação da epiderme (folículo piloso). São visíveis externamente pela sua haste e estãodistribuídos por quase todo o corpo, exercendo função de proteção. As unhas são lâminas córneas de coloração rosada, formadas pela camada córnea. As glândulas sebáceas estão anexas aos pelos, sendo mais numerosas, mas de menor volume, nas regiões onde os pelos são abundantes. Realizam a secreção do sebo (mistura de lipídios cuja função é a lubrificação da pele). As glândulas sudoríparas distribuem-se porquase todo o corpo e secretam o suor (fluido de cloreto de sódio, ureia, sulfatos e fosfatos) a depender de fatores como temperatura ambiente e nível de atividade muscular.
4. Sistema Linfático:
O sistema linfático é um sistema anexo ao sistema sanguíneo que exerce importante papel na manutenção da homeostase corporal. É formado por um conjunto de: capilares linfáticos, vasos coletores, troncoslinfáticos, linfonodos e órgãos linfoides (tonsilas, baço e timo). É encarregado de recolher, na intimidade dos tecidos, o líquido intersticial e reconduzi-lo ao sistema vascular sanguíneo. Quando o líquido intersticial passa para dentro dos capilares linfáticos, passa a se chamar linfa. A linfa é um líquido incolor, com composição semelhante à do plasma sanguíneo, formado basicamente por água,eletrólitos e quantidades variáveis de proteínas plasmáticas que escaparam do sangue pelos capilares sanguíneos. A linfa difere do sangue principalmente pela ausência de células sanguíneas. Seu fluxo é relativamente lento, uma vez que cerca de três litros de linfa penetram no sistema cardiovascular em 24 horas. Seu volume total representa cerca de 15% do peso corporal e seu escoamento diário nonível do ducto torácico fica em torno de 2 a 5 litros, podendo alcançar 20 litros em caso de aumentos patológicos de demanda (BERGMANN, 2000)

5. A Cicatrização

A cicatrização é caracterizada como um complexo processo pelo qual se dá o fechamento de uma lesão. Cicatriz é a marca resultante do reparo tecidual. Após a lesão tecidual, imediatamente, inicia-se uma sequência de respostas dos mais...
tracking img