Laudo de aterramento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
*

LAUDO TECNICO DO SISTEMA DE ATERRAMENTO E SPDA

Sistema de proteção contra descargas atmosféricas

O presente documento tem a finalidade de atestar as condições técnicas do Sistema deProteção Contra Descargas Atmosférica – SPDA, instalado na Al da ______________________________. Em função da localização geográfica e demais características específicas, as considerações elencadas a seguirlevam em conta o Nível de Proteção III, adequado para a edificação.
As referências para elaboração desse laudo são o projeto datado em 14 de agosto de 2004 e a NBR-5419, de fevereiro de 2001.Malha Captora

Malha captora é composta por telhas de aço galvanizado, perfil trapezoidal de 40mm, Espessura 0,50mm. Esta estrutura deverá ser abordada como uma estrutura metálica convencional, ouseja, se a telha apresentar, no mínimo, 0,5 mm de espessura pode ser usada como elemento natural de captação, desde que não exista concentração de gases debaixo da cobertura, o que normalmente não éencontrada por se tratar de uma edificação aberta. Caso a espessura da telha seja inferior a 0,5 mm, deverá ser feita uma proteção via método das malhas (Gaiola de Faraday), sendo sugerido mesh(fechamento) de 10m x 20m.
Descidas da Cobertura
Os pilares, sendo metálicos e contínuos, podem ser usados como elementos naturais de descida.
Aterramento da plataforma
Para cada pilar metálico do prédio,deverá ser cravada uma haste de aterramento de alta camada (NBR 13571) interligada com cabo de cobre nu #50mm2 (NBR 6524), a 50 cm de profundidade no solo, formando um anel periférico da Balança(Arranjo “B”). As hastes dever ser interligadas à malha, preferencialmente, com soldas exotérmicas. O objetivo deste anel, além de atender à exigência da norma NBR 5419, é manter os usuários da plataformadentro do anel de aterramento, reduzindo riscos de tensão de passo e de toque.
Grandezas Elétricas
As resistências de aterramento indicadas abaixo foram verificadas em duas unidades de descida e...
tracking img