latim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5955 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresento aqui algumas noções gramaticais elementares, para pessoas iniciantes no estudo do latim. Incluo exemplos com textos traduzidos, algumas preces religiosas católicas, expressões usadas no Latim Jurídico, os nomes das profissões em latim e ainda alguns exercícios práticos com textos traduzidos e explicados.
 
 1. O latim de ontem e de hoje.
 2. Os latinos: a terra e o povo. 
 3.O alfabeto latino. Regras básicas de escrita e pronúncia.
 4. Elementos de gramática básica.
 5. Tabela de Declinações.
 6. Alguns exemplos práticos.
 7. Textos traduzidos e comentados.
 8. Preces religiosas católicas
 9. Tabela de Verbos e Pronomes
  10. Profissões em latim. 


O Latim de ontem e de hoje.
 
Esta página é dedicada aos interessados na cultura latina,sobretudo na língua latina, da qual somos herdeiros diretos.
Após a reforma do ensino brasileiro determinada pela Lei n. 4.024/61, o estudo do latim deixou de ser obrigatório nas escolas. Daí em diante, foram poucas as pessoas que tiveram oportunidade de estudar a língua e a tradição dos romanos. São trinta e tantos anos de abandono do idioma que deu origem à língua portuguesa. Estamos assistindoagora à passagem da segunda geração de brasileiros que não mais tiveram contato com as raízes do português. O resultado que todos vêem é o declínio assustador da qualidade do ensino da língua pátria em todos os níveis escolares. Temos uma numerosa parcela de professores do ensino básico e mesmo do universitário que falam e escrevem incorretamente, por causa do desconhecimento de regras e princípiosbásicos da língua latina.
Foi pensando em recuperar estes estudos e ainda compartilhar com possíveis interessados um pouco do que tive o privilégio de aprender, que surgiu a idéia de utilizar o espaço aberto pela WEB para divulgar algumas informações fundamentais sobre o idioma latino. Trata-se, na verdade, de um estudo inicial destinado àqueles que não têm conhecimento algum do latim. Oxalá possaisto ser útil ao amigo leitor, à amiga leitora.
Os latinos: a terra e o povo.
 
Os latinos foram assim chamados por habitarem uma região da Itália antiga chamada de Lácio (em latim, Latium), onde fica ainda hoje a cidade de Roma. Eram seus vizinhos territoriais os etruscos e os sabinos. Da união destes três povos (latinos, etruscos e sabinos) originaram-se os romanos, o povo que conquistou omundo antigo pela arte da guerra e, com a expansão de sua língua e de sua cultura, deu origem também às diversas línguas hoje faladas na Europa central e numerosos países da América. São as línguas neolatinas (italiano, francês, romeno, espanhol, português), que resultaram deste caldeirão cultural imposto ao mundo ocidental pelos romanos, ao longo de 500 anos.
Da inteligência e do talentopolítico dos romanos, nasceu um fruto que foi colhido por toda a humanidade: o direito. O direito romano é uma das grandes fontes do direito contemporâneo em todos os países, e não apenas naqueles onde se faz sentir o efeito direto de sua cultura.
Após conquistarem todo o mundo antigo, os romanos submeteram todos os inimigos. Especializados na arte da guerra e não tendo mais contra quem guerrear,deixaram-se trair pelas leviandades e pelos vícios que acompanham a opulência, vindo a ser derrotados pelos hunos, no final do século V d.C., pondo fim a uma etapa da história da humanidade.
 
  O LATIM E OS DIALETOS
 
  O latim era a língua falada no Lácio (Latium), região central da Itália,  onde  fica a cidade de Roma. Mas não era a única língua falada na península  itálica,  onde também sefalava o osco, o umbro, o etrusco e também o grego. No entanto, o latim prevaleceu sobre as demais, ajudada pelas grandes conquistas militares dos romanos.
  O latim, enquanto idioma, existia desde os tempos pré-históricos, porém foi a partir do século III a.C. que passou a adquirir uma forma literária, construindo-se aos poucos uma gramática com regras explícitas, cuja consolidação se deu por...
tracking img