largo da ordem e suas dibersidades

291 palavras 2 páginas
O Centro Histórico de Curitiba, também chamado de Setor Histórico de Curitiba, é um conjunto de edificações de importância histórica e cultural da cidade brasileira de Curitiba, capital do estado do Paraná. Parte deste trajeto é conhecido informalmente como Largo da Ordem, local onde todos os domingos, desde 1973, ocorre a tradicional Feira do Largo da Ordem.

Nele encontram-se importantes construções, como a Igreja da Ordem, o Museu Paranaense, a Igreja do Rosário, a Catedral Metropolitana a Casa Romário Martins, a Igreja Presbiteriana, as Ruínas de São Francisco, a Sociedade Garibaldi, o Memorial da Cidade de Curitiba, o Museu de Arte Sacra, além do Relógio das Flores e a Fonte da Memória.

O local é tradicional ponto de encontro da população, pois, além da feira dominical, abriga vários bares, pubs e restaurantes, alguns com comida típica dos imigrantes que ajudaram a colonizar o município.

Fechada para o tráfego de veículos na primeira gestão do então prefeito Jaime Lerner, tal região passou a receber mais atenção e cuidados por parte das autoridades locais. Com significativo papel histórico, cultural e social, tem nas suas imediações construções dos séculos XVIII e XIX, que atualmente encontram-se restaurados e adaptados para utilização comercial.

Desde o século XVIII, o Largo foi palco de intenso e variado comércio, quando os colonos levavam de carroça produtos hortifrutigranjeiros, e compravam nas casas comerciais. Os tropeiros e fazendeiros da região costumavam dar de beber a seus cavalos e mulas no bebedouro, ainda hoje existente, no centro do Largo da Ordem, em frente à Igreja da Ordem e a Casa Romário Martins. Datado de meados do século XVIII, é construído em pedra, com uma bacia metálica.

Sua arquitetura conta com influência portuguesa e alemã, esta com características mais urbanas.1

Relacionados