LARAIRA Resenha

929 palavras 4 páginas
LARAIRA, Roque de Barros. Cultura: Um Conceito Antropológico, 14 ed. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2001.

Roque de Barros Laraia (Pouso Alegre, 15 de setembro de 1932) é um antropólogo brasileiro. Concluiu seu bacharelado em história na Universidade Federal de Minas Gerais, em 1959, e participou da primeira turma do curso de Especialização em Teoria e Pesquisa em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1960. Em 1969 transferiu-se para a Universidade de Brasília, onde dirigiu o Instituto de Ciências Humanas. Foi promovido a professor titular em 1982. Obteve seu título de doutor em sociologia, pela Universidade de São Paulo, em 1972, sob a orientação de Florestan Fernandes. Atualmente é professor emérito da Universidade de Brasília.
Este livro está dividido em duas partes principais a primeira da natureza da cultura ou da natureza á cultura que se divide nestas partes o determismo da biología, o determinismo geográfico, antecedentes históricos do conceito de cultura, o desenvolvimento do conceito da cultura, teorias modernas sobre cultura. E na segunda parte já vem abordando como opera a cultura tendo ela os seguintes capítulos a cultura condiciona a visão de mundo do homem, a cultura interfere no plano biológico, os indivíduos participam diferentemente de sua cultura, a cultura tem uma lóca própria, a cultura é dinâmica.
No princípio da primeira parte o autor mostra a preocupação de estudiosos em relação a outros povos, compara as várias visões desses pesquisadores de diferentes épocas, tentando explica o tipo de vida de cada povo pelos aspectos biológico e geográfico.
No primeiro capítulo o autor deixa bem visível o que pensa sobre a diferença germânica somáticas não determinam diferenças culturais, sendo assim o determinismo biológico não influencia o aprendizado e engendramento de determinada cultura, processo dominador pelo autor como endoculturação.
Seguindo essa mesma linha de pensamento o segundo capítulo tem em

Relacionados