Lampadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (735 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LÂMPADA FLUORESCENTE

LÂMPADA FLUORESCENTE é um tipo de lâmpada criado por Nikola Tesla, introduzida no mercado comsumidor em 1938. Ao contrário das lâmpadas de filamento, possui grande eficiênciapor emitir mais energia eletromagnética em forma de luz do que calor.

FUNCIONAMENTO

As lâmpadas fluorescentes funcionam graças a uma mistura existente dentro de seus tubos selados. Consideremosa química comum de uma lâmpada fluorescente, que é um gás inerte (em geral o argônio) e o mercúrio. Alem dos dois gases, o tubo possui uma camada de fósforo em sua parte interna e dois eletrodos naspontas. Quando se acende o interruptor, a eletricidade passa por meio dos gases do tubo, criando reações químicas entre os elementos, o que gera luz. No entanto, essa luz gerada é do espectroultravioleta, impossível de ser visto pelo olho humano. Para tornar essa luz visível é que entra o fósforo de revestimento do tubo.

APLICAÇÃO

As aplicações de lâmpadas fluorescentes vão desde o usodoméstico, passando pelo industrial, chegando ao uso laboratorial.

EFICIÊNCIA E DURABILIDADE

Além de serem de duas a quatro vezes mais eficientes em relação às lâmpadas incandescentes, asfluorescentes chegam a ter vida útil acima de dez mil horas de uso, chegando normalmente à marca de vinte mil horas de uso, contra a durabilidade normal de mil horas das incandescentes. E também geram umaeconômia de 80% (lâmpada de 15 W fluorescente comparada a uma lâmpada incandescente de 60 W).

FLUORESCENTE VANTAGEM x DESVANTAGEM


VANTAGEM


*Economia de energia (um lampada fluorescente de 20 watsilumina o mesmo que uma incandescente de 60wats

DESVANTAGEM


*Contaminação do ambiente pela dispozição inadequada das lampadas queimadas, onde o vapor de mercurio pode contaminar o solo erios;

ELETRODO

Eletrodo, conhecido como polo, é o terminal utilizado para conectar um circuito elétrico a uma parte não metálica.O objetivo do eletrodo é proporcionar uma transferência de...
tracking img