Lampada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1634 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
lampada fluorescente seus fabricantes e quantas empresas existem no mundo e no brasil
Quando comparadas às incandescentes, as lâmpadas fluorescentes compactas possuem, como características principais, a vida útil maior e o consumo menor de energia elétrica. Em contrapartida, são comercializadas por um preço mais elevado. Portanto, sua utilização só é justificada se as característicasrelacionadas à economia forem atendidas.

A utilização destas lâmpadas representa ainda uma redução significativa da exploração dos recursos naturais pois, quanto menor o consumo de energia, menor será a necessidade de novas usinas para produzí-la.

É significativa a presença, no mercado, de produtos eletro-eletrônicos importados de diversas procedências, entre eles, as lâmpadas fluorescentes compactas.A grande diferença de preço de uma marca para outra e a falta de informação sobre a qualidade destes produtos podem levar o consumidor a optar por uma marca que não seja, de fato, a mais econômica.

Fez-se uma análise de conformidade das características das lâmpadas fluorescentes compactas, ou lâmpadas eletrônicas, com reator incorporado, presentes no mercado brasileiro, em relação aosrequisitos da Norma quanto às questões elétricas e fotométricas.

Verificou-se ainda a presença de material ferroso nos soquetes e a vida útil destas lâmpadas. Como a Norma não estabelece nenhum parâmetro referente a vida útil, a avaliação tomou por base a informação declarada pelos importadores nas embalagens de seus produtos.


Normas e Documentos de Referência

Os ensaios verificaram aconformidade de amostras de lâmpadas fluorescentes compactas em relação aos seguintes documentos:

NBR IEC 901 - Lâmpadas Fluorescentes de Base Única - Prescrições de Desempenho.
Portaria Inmetro n° 41, de 25 de março de 1996 - Verificação da presença de materiais ferrosos nas partes da lâmpada destinadas à condução de eletricidade.

Responsáveis pelos Ensaios

Os ensaios foram realizados noLaboratório de Ensaios Elétricos do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPEL - integrante da Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio (RBLE).


Marcas Analisadas

A seleção das marcas a serem analisadas foi precedida de uma pesquisa de mercado realizada no Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte. Com base nessa pesquisa, foram selecionadas paraanálise, 11 (onze) marcas, todas importadas, pois, no momento da pesquisa de mercado, não foram identificadas marcas nacionais.

Informações das Marcas Analisadas

Com relação às informações contidas na homepage sobre o resultados dos ensaios, você vai observar que identificamos as marcas dos produtos analisados apenas por um período de 90 dias. Julgamos importante que você saiba os motivos:As informações geradas pelo Programa de Análise de Produtos são pontuais, podendo ficar desatualizadas após pouco tempo. Em vista disso, tanto um produto analisado e julgado adequado para consumo pode tornar-se impróprio, como o inverso, desde que o fabricante tenha tomado medidas imediatas de melhoria da qualidade, como temos freqüentemente observado. Só a certificação dá ao consumidor aconfiança de que uma determinada marca de produto está de acordo com os requisitos estabelecidos nas normas e regulamentos técnicos aplicáveis. Os produtos certificados são aqueles comercializados com a marca de certificação do Inmetro, objetos de um acompanhamento regular, através de ensaios, auditorias de fábricas e fiscalização nos postos de venda, o que propicia uma atualização regular das informaçõesgeradas.

Após a divulgação dos resultados, promovemos reuniões com fabricantes, consumidores, laboratórios de ensaio, ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnica e outras entidades que possam ter interesse em melhorar a qualidade do produto em questão. Nesta reunião, são definidas ações para um melhor atendimento do mercado. O acompanhamento que fazemos pode levar à necessidade de...
tracking img