Lamarck e darwin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3873 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Vida
Infância e Educação

Charles Robert Darwin nasce Shrewsbury, Shropshire, Inglaterra, no dia 12 de Fevereiro de 1809. Filho do medico
Robert Darwin e de Susannah Darwin. O seu avô paterno foi Erasmus Darwin e o seu avô materno, o famoso ceramista Josiah Wedgwood, ambos pertencentes à elite intelectual da época. A sua mãe morre quando tinha apenas oito anos.
No ano seguinte, é enviadopara a escola Shrewsbury. Ali, ele só se interessava em coleccionar minerais, insectos e ovos de pássaros.
Em 1825 foi estudar medicina na Universidade de Edimburgo. Contudo, sua aversão à brutalidade da cirurgia da época levou-o a negligenciar os seus estudos médicos.
Já em 1827, o seu pai, decepcionado com a falta de interesse pela medicina, matriculou-o num curso de Bacharelado em Artes naUniversidade de Cambridge para que ele se tornasse um clérigo.
Contudo Darwin preferia cavalgar e caçar a estudar.
Darwin ingressou no curso de história natural de Henslow e tornou-se um dos alunos favoritos. Nas suas provas finais em Janeiro de 1831, ele saiu se muito bem e foi o décimo colocado entre 178 aprovados.
John Stevens Henslow, professor de Botânica e tutor de Darwin na Universidade,recomendou Darwin para acompanhar o capitão do barco HMS Beagle, numa viagem de 2 anos para cartografar a América do Sul e era uma oportunidade que Darwin não podia deixar escapar, pois assim poderia desenvolver a sua carreira como naturalista.

Viagem no Beagle

HMS Beagle era um navio da Armada Inglesa que deu a volta ao mundo com Charles Darwin abordo.  
A viagem do Beagle durou quatroanos e nove meses, dois terços dos quais Darwin esteve em terra firme. Ele estudou uma rica variedade de características geológicas, fósseis, organismos vivos e conheceu muitas pessoas, entre nativos e colonos.
Darwin documentou metodicamente um enorme número de espécimes, muitos dos quais novos para a ciência. Isto estabeleceu a sua reputação como um naturalista e fez dele um dos precursores docampo da Ecologia.
Durante a viagem, Darwin leu o livro "Princípios da Geologia" de Charles Lyell, que descrevia características geológicas como o resultado de processos graduais ocorrendo ao longo de grandes períodos de tempo. Ele escreveu para casa a dizer que via formações naturais como se através dos olhos de Lyell: degraus planos de pedras com o aspecto característico de erosão por água econchas na Patagónia, eram sinais claros de que praias se haviam elevado; no Chile, ele presenciou um terramoto e observou pilhas de mexilhões encalhados acima da maré-alta o que mostrava que toda a área havia sido elevada; e mesmo no alto dos Andes ele foi capaz de encontrar conchas.
Na América do Sul, ele descobriu fósseis de animais extintos como o megaterium e o gliptodonte em camadas que nãomostravam quaisquer sinais de catástrofe ou mudanças climáticas. Naquele tempo, ele pensava que aquelas eram espécies similares às encontradas em África mas, após o seu regresso, Richard Owen mostrou-lhe que os fósseis encontrados eram mais similares a animais não extintos que viviam na mesma região (preguiças e tatus).
Nas ilhas Galápagos, Darwin descobriu que cada espécie de cotovia eradiferente de uma ilha para outra. Ao voltar para Inglaterra, foi lhe mostrado que o mesmo ocorria com as tartarugas e os tentilhões. O rato-canguru e o ornitorrinco, encontrados na Austrália, eram animais tão estranhos que levaram Darwin a pensar que "Um incrédulo... poderia dizer que seguramente dois criadores diferentes estiveram em acção”".
Todas estas observações deixaram-no muito intrigado e, naprimeira edição de "A Viagem do Beagle", ele explicou a distribuição das espécies à luz da teoria de Charles Lyell de "centros de criação". Em edições posteriores, ele já dava indicações de como via a fauna encontrada nas Ilhas Galápagos como evidência para a evolução: "é possível imaginar que algumas espécies de aves neste arquipélago derivam de um número pequeno de espécies de aves encontradas...
tracking img